Categorias: Cidades

Projeto de Interiorização do Senai Sergipe já formou mais de 60 mil alunos em cursos de qualificação profissional

Compartilhe:

Há mais de 15 anos, o Projeto Interiorização do Senai em Sergipe tem transformado a realidade profissional de diversas pessoas ao levar cursos profissionalizantes da instituição para os municípios sergipanos por meio de suas 18 unidades móveis. Até 2022, 72 dos 75 municípios do estado já foram atendidos, formando mais de 60 mil alunos em aulas de qualificação profissional.

O objetivo da iniciativa é oferecer a oportunidade de um diploma de nível técnico, sem a necessidade de deslocamento à capital. A capacitação do projeto proporciona a qualificação para o mercado de trabalho, empreendedorismo, além do desenvolvimento de habilidades para uso doméstico. A carga horária dos cursos é de 160h.

Os cursos ofertados são na área de mecânica automotiva, metalmecânica, confecção, tecnologia da informação, couro e calçados, panificação e alimentos. A ideia é oportunizar o aprendizado de teoria e prática nessas atividades em dois meses de aula.

Docente da área de vestuário do Senai, o instrutor João Gonçalves destaca a relevância do projeto para a população das cidades do interior. “Trabalho no Senai desde 2008 e a partir de 2010 ingressei no Projeto Interiorização, que leva conhecimento nos municípios mais próximos da cidade, pessoas que não podem chegar até a capital e que tem a oportunidade de aprender, assim como os nossos alunos da unidade fixa de Aracaju”, conta.

Trabalho nesse projeto de interiorização desde 2010 e pude observar a importância de levar esse conhecimento para as pessoas que não podem vir até a gente”, observa. “Pessoas que ingressaram, que tinham conhecimento, agregou valor e puderam ter a oportunidade de ter o seu próprio negócio”, destaca.

Moradora da cidade de Telha, a aluna Márcia Silvestre se formou ano passado no curso de panificação, na área de alimentação. Ela elogia a iniciativa itinerante do Senai. “Está sendo muito produtivo para gente que aprendemos cada vez mais porque a gente sabia um pouco, mas o curso ajudou muito a gente, então, eu só tenho a agradecer.”

Fonte: Brasil 61

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

“Sergipe e o Brasil precisam combater agressões e casos de feminicídio”, defende Eduardo Amorim

  O Estado de Sergipe enterra hoje o décimo terceiro corpo vítima de feminicídio confirmado…

3 horas atrás

Orçamento do Estado para o ano de 2026 é aprovado pela Assembleia

  O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe…

6 horas atrás

Prefeitura monta esquema de bloqueios para o trânsito durante o Réveillon dos sergipanos

  Para garantir um trânsito mais seguro e organizado no dia da realização do Réveillon…

23 horas atrás

Iguá Sergipe realiza atualização cadastral em todo o estado

  A Iguá Sergipe deu início, no mês de novembro de 2025, a uma ampla…

1 dia atrás

Receita paga lote da malha fina de dezembro

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

1 dia atrás

Feliz ano todo para todos

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   staremos, dentro de pouco tempo, começando mais uma…

1 dia atrás