Segurança Pública

PRF vai começar a Operação Carnaval 2019

Compartilhe:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa, nesta sexta-feira, a partir da zero hora, a Operação Carnaval 2019. Em Sergipe, a fiscalização será reforça nas BRs 235 e 101 e prosseguirá até a meia-noite da “Quarta-feira de Cinzas”, dia 6 de março. A PRF quer coibir as ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e o não uso do cinto de seguranças, que são as infrações mais graves cometidas pelos motoristas.

A estimativa da PRF é fiscalizar, em Sergipe, mais de 1,5 mil veículos nas cinco unidades operacionais da instituição, sem contar com as abordagens de patrulhamento ostensivo. Na Operação Carnaval de 2018, 1,4 mil condutores foram notificados por infrações diversas, sendo 174 por ultrapassagens proibidas, conduta que muitas vezes pode levar a colisões frontais. Ainda naquele período, 678 veículos foram flagrados circulando acima da velocidade máxima permitida nas rodovias federais de Sergipe.

Ainda na Operação Carnaval 2018, foram feitos mais de 800 testes de alcoolemia. Desse total, 14 condutores foram flagrados dirigindo embriagados, sendo que três deles foram conduzidos à delegacia.

Desde novembro de 2016, dirigir sob influência de álcool, conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração gravíssima punida com suspensão do direito de dirigir por até doze meses e multa de R$2.934,70. A mesma multa é aplicada ao condutor que se nega a se submeter aos testes.

Além da esfera administrativa, o condutor também pode ser preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, conforme previsto no artigo 306 do CTB. Quando a medição do etilômetro (conhecido como bafômetro) indicar 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, o condutor será encaminhado à autoridade judiciária.

 

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Quando a lei se torna sombra: reflexões para o Brasil e para a Maçonaria

  Por Jader Frederico Abrão (*)   á momentos na história dos povos em que…

11 minutos atrás

Ausência presente: O caminho para uma sucessão eficaz nas empresas médias

  Por Juliano César Souto (*)   sucessão nas empresas familiares de médio porte é…

4 horas atrás

Bolsonaro é preso preventivamente

  O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…

21 horas atrás

Banco do Nordeste integra o Fasc com palco especial

O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…

2 dias atrás

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

2 dias atrás

José Rollemberg Leite Neto — serenidade e inteligência na Academia Sergipana de Letras

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   primeira vez que trocamos algumas palavras foi…

2 dias atrás