Categorias: Cidades

Prefeitura conquista o selo ODS 2024 com ações da Esgap e da Guarda Municipal

Compartilhe:

 

A Prefeitura de Aracaju recebeu, na tarde desta quarta-feira, 12, o selo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2024, comemorativo aos 20 anos do Movimento Nacional ODS. O evento foi realizado no Teatro Atheneu onde duas entidades da administração municipal foram contempladas: a Escola de Governo da Administração Pública de Aracaju (Esgap), e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

A Esgap concorreu no eixo temático “Parcerias”, devido ao trabalho de formação continuada dos servidores públicos do município, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030. O diretor da escola, Bosco Rollemberg, destaca que, desde 2017, por orientação do Plano Estratégico da Prefeitura de Aracaju, a instituição pauta em seus objetivos gerais a construção de uma cidade moderna, inteligente, criativa e sustentável, e esse direcionamento foi reconhecido com o selo ODS 2024.

Público lotou o Teatro Atheneu

“Baseado nisso, começamos a fazer a capacitação de servidores. Os colaboradores da Prefeitura e os parceiros da escola fizeram cursos e participaram de palestras sobre educação ambiental, sobre a construção de uma cidade sustentável, entre outros temas. Este selo é o reconhecimento do trabalho que a Prefeitura vem fazendo. O mérito é do conjunto de servidores e do conjunto de secretários que desenvolvem, desde 2017, várias ações que estão alinhadas e que atendem ao avanço da construção de uma cidade sustentável”, disse.

Já a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) recebeu o selo pelo trabalho desenvolvido no Programa Anjos Azuis, que utiliza ações lúdicas, teatro de fantoches, jogos e outras atividades para transmitir mensagens importantes sobre comportamento, promovendo uma cultura de paz na sociedade e contribuindo significativamente para a formação dos jovens cidadãos. Segundo a coordenadora do projeto, Aracelly Matos, esta é a segunda vez que o Projeto recebe o selo ODS, motivado pelas ações lúdicas realizadas nas escolas, auxiliando na formação cidadã das crianças.

“É maravilhoso o reconhecimento, isso aumenta o nosso compromisso e também reafirma a importância do projeto, que está presente durante todo o ano nas escolas, não só do município, mas também em todas as escolas estaduais e particulares. A gente também espera que nós possamos ser exemplo para outras Guardas Municipais em todo o Estado”, disse.

Aracelly Matos, coordenadora do projeto Anjos Azuis

O projeto concorreu no eixo temático “Paz”, reafirmando o compromisso com toda a segurança e a paz da cidade de Aracaju. Segundo a coordenadora Aracelly Matos, o Anjos Azuis trabalha, de forma interativa, diversos temas importantes. “Nós temos 10 temáticas, sendo que dessas 10, temos cinco também com versão para Primeira Infância, que foi outro compromisso que o Programa Anjos Azuis assumiu. Então a gente aborda temáticas de comportamento social, o bullying, preservação de patrimônio, violência de gênero, inclusão social, entre outras”, afirmou.

O Movimento Nacional ODS é formado por voluntários articulados por Núcleos Estaduais, em todas as regiões do país, que buscam a construção de um planeta socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrado. Para conquistar a certificação, a companhia precisa ter uma atuação alinhada a diversas metas propostas pela Agenda 2030 — comprovando a colaboração para a conquista dos objetivos. Portanto, seguir os princípios do selo ODS contribui com o desenvolvimento econômico sustentável.

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

  Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

3 horas atrás

A grandeza de Ratinho como comunicador e líder

  Por Diego da Costa (*)   uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…

7 horas atrás

Furto de energia pode causar acidentes e impactar fornecimento de energia

Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…

20 horas atrás

Aracaju vai sediar, em outubro, o Campus Party Weekend

  A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…

1 dia atrás

O PT governa melhor o Brasil: as evidências do Combate à Pobreza

  Por Emerson Sousa (*)   pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…

1 dia atrás

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

2 dias atrás