Categorias: Cidades

Polícia Civil faz Operação Fênix e prende nove pessoas

Compartilhe:

A Polícia Civil de Sergipe realizou, hoje, pela manhã, a Operação Fênix, com o objetivo de desarticular uma quadrilha composta por nove pessoas, entre elas servidores públicos que emitia carteiras de identidade falsas no Instituto de Identificação de Sergipe. O preço de uma identidade para um criminoso chegava a R$ 5 mil, informou a delegada Mayra Moinhos, responsável pela investigação que começou em 2016, quando a desarticulação de uma organização criminosa chamada “Bonde do Maluco”, cujos integrantes foram presos no sul de Sergipe. O “Bonde do Maluco” atua em Salvador e demais cidades da Bahia.

De acordo com a delegada, em apenas um dia, pessoas ligadas a facções criminosas de outros Estados – a exemplo da Bahia – conseguiam uma identidade falsa.  “Temos uma população muito pequena para que, por dia, 215 pessoas tirem primeira via de documento. No primeiro trimestre deste ano, foram emitidas 62 identidades de indivíduos de outros estados. São números que assustam”, destacou a delegada Mayra Evangelista, que preside o inquérito.

Além de expedir carteiras falsas para bandidos, o grupo aliciava idosos para que tivesse o documento mais rapidamente e cobravam por isso.  “Não dá para mensurar quantos documentos foram fraudados, mas as pessoas que compraram esses documentos também devem ser responsabilizadas”, avisou a delegada.

Os presos vão responder por corrupção ativa e passiva que envolve as falsificações, peculato e estelionato.  A Operação Fênix teve o apoio da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci) e Complexo de Operações Especiais da PM (COE).

Os presos são os seguintes: Gilberto Rodrigues de Santana, 69 anos; José Marcelino Pereira Correia, 56 anos; José Raimundo Araújo do Nascimento, 54 anos; Gonçalo Bruno de Farias Rodrigues, 32 anos; Gildásio Góis, 50 anos; Servando Emílio Prado Cabrera, 61 anos; Josenides Rodrigues de Santana, 64 anos e Carlos Henrique Constantino dos Santos, vulgo “Kaká”, 51 anos.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Começa hoje o Festival de Artes de São Cristóvão

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…

4 horas atrás

Consciência, identidade e desenvolvimento: A força das múltiplas raízes do povo brasileiro

  Por Heuller  Roosewelt Silva Melo (*)   plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…

6 horas atrás

Previsão indica probabilidade de chuvas moderadas a intensas em Sergipe nos próximos dias

  O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…

19 horas atrás

Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju é apresentado a jornalistas

  Por Antônio Carlos Garcia (*)     Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…

21 horas atrás

Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no feriado e no ponto facultativo

  O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…

1 dia atrás

Comunicação Assertiva para Empreendedores: O segredo para um Final de Ano de Sucesso!

  Por Diego da Costa (*)   final de 2025 se aproxima, e com ele…

1 dia atrás