Categorias: Cidades

Planejamento Estratégico de Aracaju é direcionado por inteligência de dados

Compartilhe:
A Prefeitura de Aracaju tem investido em tecnologia e inovação para aperfeiçoar a administração pública e qualificar a oferta de serviços à população. Exemplo disso é a operacionalização do Planejamento Estratégico 2021-2024, que apresenta um importante avanço em relação ao anterior: o acompanhamento do processo guiado pela inteligência de dados.
Julião: “temos uma série de painéis de monitoramento de gestão à vista”

“Na prática, significa que , que oferece um panorama sempre atualizado do andamento dos projetos e do cumprimento das metas”, explica o coordenador-geral do Planejamento Estratégico, Julião Filgueira.

Antes, o processo de monitoramento dos dados dependia unicamente do esforço humano para a elaboração de relatórios. Agora, é plenamente automatizado, com todos os dados inseridos na plataforma, a qual é atualizada em tempo real e apresenta um conjunto de indicadores de monitoramento.
Ao acessar a plataforma de monitoramento, é possível visualizar, por exemplo, o status de andamento dos projetos setoriais, das obras, além de informações como fichas técnicas, dados georeferenciais.
“Esses painéis estão disponíveis em telas na mesa do prefeito, que pode acompanhar em tempo real a atualização das informações, e observar o andamento dos projetos e o cumprimento das metas”, ressalta o coordenador.

Salto de qualidade 

Julião avalia que a adoção da inteligência de dados proporcionou um salto de qualidade em relação ao Planejamento Estratégico da gestão 2017-2020. “Esse avanço não é propriamente metodológico, pois utilizamos as mesmas estratégias, o que houve foi o aprimoramento das nossas ferramentas tecnológicas”, pontua.
Esse avanço tecnológico foi acompanhado da capacitação do corpo técnico da Prefeitura. “Fizemos o treinamento das assessorias de planejamento de cada secretaria e a capacitação da própria equipe do Planejamento Estratégico, que está ainda mais madura e preparada para esse novo cenário de automatização das informações”, detalha o coordenador.
Segundo Julião, esses avanços proporcionados pela inteligência de dados são fundamentais para guiar o cumprimento do Planejamento Estratégico 2021-2014, com o acompanhamento dos projetos e das metas. “E o resultado prático é a melhoria da gestão pública, com impactos diretos na vida dos cidadãos aracajuanos, em todas as áreas”, enfatiza.
Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Governo de Sergipe inova com o Acelera Sergipe para impulsionar o desenvolvimento regional

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano…

35 minutos atrás

Confiança campeão! Não se decora o time como antigamente

Valtênio Paes de Oliveira (*)   ais uma vez campeão sergipano, a Associação Desportiva Confiança…

1 hora atrás

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses

Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   Essa frase encontra-se inscrita no santuário de Delfos, na…

1 dia atrás

Oligopólio: perigo real e imediato

Por Emerson Sousa (*)   e você tiver a oportunidade de algum dia ler um…

2 dias atrás

“Se Comes, Tu Bebes” – Um Velho Crítico e Sua Nova Coluna

Por Léo Mittaraquis (*)   Oh! Gole farto de vinho velho! Fresco há muito no…

2 dias atrás

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de…

3 dias atrás