Negócios

Pesquisa aponta queda nas vagas em modalidade home office

Compartilhe:

O trabalho em home office, antes restrito a algumas áreas de atuação, se popularizou durante a pandemia da Covid-19, chegando inclusive à área da saúde com o advento das consultas online e da chamada telemedicina, ao longo do período de isolamento social. Entretanto, com a retomada da economia, a queda no número de vagas do tipo foi notada segundo um levantamento realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano.

A pesquisa feita de 1º de outubro a 8 de novembro pela Cortex, empresa de inteligência de vendas B2B, mostrou que, das mais de 429 mil oportunidades abertas, mapeadas nos 15 principais portais de vagas do país, somente 39,3 mil citam o home office na descrição, o que corresponde a 9,16% do total.

O levantamento mostrou ainda que os setores de serviços (4.569) e Tecnologia da Informação (3.686) são os que tiveram maior número de vagas no modelo remoto, somando 8.255 oportunidades. Em seguida, estão os setores de varejo, com 1.745; financeiro, com 893; e indústria, com 643.

Janaína Machado: cenário de queda

“A pesquisa identificou que mesmo neste cenário de queda na oferta de vagas, o setor de tecnologia é o que possui a maior adesão ao home office e é também uma forma de atrair profissionais em meio à dificuldade de contratação de mão de obra especializada”, pontuou Janaína Machado, gerente do Tiradentes Carreiras.

Em relação ao porte das empresas com vagas abertas para home office, o levantamento apontou que 55% são micro, 19% grande, 17% pequeno e 9% médio. Outro estudo, feito pela Gupy, mostra que do total de vagas publicadas na plataforma de recrutamento e seleção atualmente, 10,36% são remotas. Em 2021, eram 10,45% no mesmo período.

“Outros levantamentos também apontam o home office como o modelo de trabalho preferido entre muitos colaboradores. Sem falar que essa modalidade possibilita a busca por profissionais especializados por todo o país”, ressalta Janaína.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Em Brasília, Edvaldo busca soluções para problemas financeiros dos municípios

Durante viagem a Brasília nesta segunda-feira, 13, o presidente da Frente Nacional de Prefeitas e…

2 horas atrás

Prefeitura realiza reunião estratégica para avançar nos estudos da ponte Aracaju/Barra

Representantes da Prefeitura de Barra dos Coqueiros e do Governo de Sergipe se reuniram nesta…

3 horas atrás

Ayslan Monteiro lança o romance “Te Vejo na Final”

  O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público…

24 horas atrás

Produção de queijo em Sergipe alcança novo patamar com Selo de Inspeção Estadual

Sergipe registrou o aumento da produção e a qualificação das queijarias. No ano de 2023,…

1 dia atrás

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de…

1 dia atrás

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

2 dias atrás