Negócios

Pandemia leva muitas empresas sergipanas a adotarem o e-commerce

Compartilhe:

A pandemia da covid-19, que obrigou o fechamento de parte do comércio sergipano desde meados de março, levou muitos empresários a anteciparem projetos de entrada no e-commerce que eram previstos, somente, para 2021. O empresário Marcos José Prado de Oliveira, proprietário do Lojão dos Cosméticos, foi um dos que acelerou o processo por entender que, mesmo quando o comércio for reaberto, haverá uma mudança na forma de comprar.

“Quem não tiver um canal online para as vendas vai estar morto. No meio da pandemia tivemos que nos adequar à nova realidade. Já era um projeto termos o e-commerce, mas até então a demanda não era grande. Hoje, ela está crescente e acredito que vai se manter”, disse Marcos José Prado. Além do e-commerce, as vendas estão acontecendo através dos aplicativos WhatsApp (98873.3961), no qual oito funcionários atendem os pedidos dos clientes, e também pelo canal do Instagram: @lojaodoscomesticosoficial 

Os e-commerce são nacionais, então colocar um aqui foi a alternativa. Nós, atuando de forma online, temos agilidade na entrega com 24 horas e pelo mesmo preço. Quando compram de nós, aqui em Sergipe, quem ganha é o Estado porque o dinheiro circula aqui e as mercadorias também”, comentou o empresário.

Com todas as lojas fechadas – quatro em Aracaju, incluindo os dois shoppings da capital e o Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro; e três no interior (Itabaiana, Lagarto e Estância) –  Marcos tinha uma equipe de 180 colaboradores, mas foi obrigado a demitir 90.

Ferramentas

Além da empresa de produtos de beleza, um outro ramo decidiu migrar para o e-commerce para melhorar as vendas neste período pandêmico. A loja virtual da Fiel Ferramentas está sendo elaborada, com o objetivo de dar facilidade ao cliente na hora da compra. O empresário Isaías Araújo, dono do empreendimento, também já estava pensando nesse novo sistema de vendas, mas a pandemia o obrigou a ter agilidade e  a providenciar mais essa ferramenta.

Isaías Araújo, da Fiel Ferramentas

“Ainda estamos fazendo a integração da loja física, que fica na avenida Osvaldo Aranha, em Aracaju, com a virtual, para que fique tudo automatizado e consigamos atingir outros mercados. Queremos fazer com que o mundo nos enxergue”, afirmou Isaías.

Com a pandemia, um bom negócio surgiu para Isaías Araújo, pois 80% das suas vendas são de equipamentos de proteção individual (EPIs). “Temos todos os materiais de proteção para a covid-19 e estamos atendendo hospitais e empresas que tenham a necessidade desses produtos”, disse o empresário.

Hoje, com as lojas fechadas, os funcionários estão trabalhando em home-office. “Como temos uma central telefônica inteligente, quando o cliente liga para loja a ligação vai para um dos nossos colaboradores. Os pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp (99658.5841) e também pelo Instagram: @fielferramentas

Virtuaria

O Lojão dos Cosméticos e a Fiel Ferramentas têm um ponto em comum:  elas encontraram a solução do e-commerce na Virtuaria Lojas e Shoppings Virtuais, empresa sergipana especializada em  desenvolvimento e aceleração de lojas virtuais, proprietária do Shopping Aju.

Anízio da Vituaria: bons negócios

O CEO da Virtuaria, Anízio Torres, comemora o fato dos negócios estarem “de vento em popa”, como ele próprio definiu. Além das lojas já citadas que abriram o e-commerce, outras estão em fase de implantação, a exemplo do Lojão da Eletricidade, Stylo Móveis e Atacadão do Condomínio. “Em Salvador, estamos fazendo o e-commerce do Fonseca Shopping, no Maranhão, A Motobrax, loja de autopeças de motocicletas”, afirmou.

De acordo com Anízio, a covid-19 antecipou algo que já estava acontecendo. “Acelerou o processo do canal online para os varejistas. Eles viram que a hora é agora. As vendas online e o serviço de delivery não eram prioridade, mas agora muitos estão fechados e essas são as únicas alternativas para manterem os negócios”, observou.

E a procura tem sido grande. “Nós da Virtuaria estamos desenvolvendo as lojas com sistema de gestão. Todos estão indo para o mundo online e esse é um caminho sem volta”, acredita Anízio.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Instagram em 2024: Desvendando as Mudanças Algorítmicas e Dominando o Novo Cenário

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   Instagram, plataforma que conecta mais de 2…

18 minutos atrás

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos

Em 2023, as jovens mulheres negras de 18 a 29 anos tiveram uma taxa de…

3 horas atrás

Morre o músico Valtinho do Acordeon

A música sergipana está de luto: vítima de um Acidente Vascular Cerebral, morreu o músico…

3 horas atrás

Caminhão interativo da Energisa visita municípios sergipanos

O caminhão do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa percorrerá quatro municípios neste mês…

3 horas atrás

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

1 dia atrás

Comentando a “Comunicação Não Violenta”

Por Valtênio Paes de Oliveira (*)   uma época em que a prática da violência…

1 dia atrás