Negócios

Optimus investe US$ 1 bi em data center tecnológico em Sergipe

Compartilhe:

 

A Optimus Technology Group, empresa global de tecnologia, vai investir US$ 1 bilhão, nos próximos três anos, na implantação de um data center de classificação Tier 4, a mais alta em termos de confiabilidade e desempenho, e de um centro tecnológico de pesquisa em Sergipe. Os diretores da empresa assinaram um protocolo de intenções com o Governo do Estado. E a previsão é que a empresa inicie a construção de uma unidade no município de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju.

A captação da Optimus Technology Group significa um avanço importante na implementação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Sergipe. Ela visa posicionar o Estado como um hub de inovação, atendendo empresas do Brasil, Estados Unidos e América Latina. O diretor de novos negócios da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e diretor-presidente da CAZPE, Gibran Ramos, foi responsável por intermediar a vinda da empresa global de tecnologia Optimus Technology Group para Sergipe, visando a operacionalização da ZPE.

Consumo

De acordo com Gibran Ramos, nos primeiros três anos, a Optimus vai consumir 150 megawatts de energia e, ao completar oito anos de operação, o consumo será de 2 gigawatts. “Para se ter uma ideia da quantidade de energia, a Energisa, concessionária que atua em 63 dos 75 municípios, consome 700 megawatts”, comparou Gibran Ramos.

Governador Fábio Mitidieri, secretários e representantes da Optimus Technology Group

As tratativas para a implantação da Optimus em Sergipe começaram em fevereiro deste ano. Na ocasião, representantes da empresa estiveram em Aracaju. Eles se reuniram com a equipe técnica da Receita Federal, pois o empreendimento exigirá um posto aduaneiro. “A reunião que selou o compromisso com a Optimus Technology Group ocorreu em 27 de fevereiro, no escritório de representação da empresa no Brasil, em São Paulo”, disse Gibran Ramos.

Esta semana, em Aracaju, durante a assinatura do protocolo de intenções, o head da empresa no Brasil, Anand Hemnani, destacou a importância do empreendimento: “A gente se sente honrado de estar aqui, com o governador Fábio Mitidieri e toda a equipe, além dos demais players que tornaram essa possibilidade uma realidade.”

“O mundo está pedindo mais capacitação tecnológica e técnica, e um data center consegue criar ambas as oportunidades com emprego de valor agregado. Já estamos fazendo isso nos EUA, replicando e adequando esse modelo aqui”, destacou Anand. De acordo com ele, o projeto consiste num centro tecnológico de pesquisa, para criar uma cadeia alinhada com tecnologia, desenvolvimento de software e de soluções acadêmicas de pesquisa e desenvolvimento.

Optimus vai gerar emprego

Além de desenvolver o estado em tecnologia, o data center irá promover a geração de emprego e renda, utilizando-se de mão de obra sergipana e qualificada. O secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, ressaltou a qualificação como fundamental. “Além de se tratar de um empreendimento econômico que vai contribuir para a instalação da nossa ZPE, qualificará a nossa mão de obra, porque é um empreendimento de ponta e com alta tecnologia. Ele contempla um centro de pesquisa alinhado com aquilo que pretende o nosso governador, na aceleração digital do Estado”, disse.

Parceria

Outro objetivo da Optimus é desenvolver um trabalho em parceria com instituições de ensino superior, ajudando na construção de pesquisas na área. Neste sentido, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano, também esteve presente para ajudar a firmar a parceria.

“Quando falamos da chegada de novos negócios, temos que olhar para a disponibilização de mão de obra. E ter a universidade participando na qualificação e formação de pessoas é extremamente importante. É um casamento perfeito, e estou honrado em representar a UFS nesse momento tão especial”, destacou.

Confira:

 

Leia também: 

Inadimplência empresarial no Nordeste: Alagoas lidera o ranking nacional

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

6 horas atrás

De Romero para Romero – uma tertúlia literária entre Sílvio e Abelardo

    Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Na última terça-feira, 22, tive a…

10 horas atrás

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

  O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira…

11 horas atrás

Unigel analisa acordo com Petrobras sobre fábricas no Nordeste

  A Unigel afirmou nesta quinta-feira que está verificando as condições de um acordo proposto pela Petrobras para encerramento…

1 dia atrás

Agricultura familiar entrega 53 toneladas de arroz em SE

Nesta quinta-feira (24), agricultores e agricultoras familiares, junto a famílias quilombolas de Sergipe, entregaram 53…

1 dia atrás

Do livro não me livro

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   uarta-feira, 23 de abril. Acordei e…

1 dia atrás