O Vício aprisiona Imagens: Pixabay
Por Nilton Santana (*)
O Vício e a Virtude nasceram na humanidade.
O Vício aprisiona, enquanto a Virtude liberta.
O Vício está sempre indo aos mesmos lugares, o viciado está parado enquanto a vida está em movimento. Já a Virtude acompanha com prazer todo o movimento da vida e, assim, é levada a conhecer tudo o que a vida lhes proporciona.
O Vício e a Virtude também acalentam o prazer. Porém, existe uma diferença: o Vício apenas busca o prazer do corpo, enquanto a Virtude busca o prazer da alma e do corpo. A Virtude lembra que o Iniciado é um ser holístico, e o observa em sua totalidade. A Virtude, por abarcar o ser humano em sua totalidade, libera todas as capacidades e talentos que a pessoa venha a ter.
O Vício faz a pessoa morrer antes da própria morte. O viciado já está morto e não sabe porque sua vida se resume à manutenção constante do Vício que não o edifica em nada. Sua vida passa e seu coração continua vazio e sua mente sem aperfeiçoamento.
A Virtude faz a pessoa viver até mesmo depois de sua morte física. O virtuoso vive com maior intensidade porque sabe discernir o que é significativo para a sua vida e o que edifica o seu ânimo. Seu coração é cheio de paz e sua mente é orientada para o constante aperfeiçoamento.
Agradeço a sabedoria dos construtores.
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…
Antes marcada para o dia 21 de novembro, data foi alterada devido ao ponto…
A Prefeitura de Aracaju divulgou os itinerários e horários das linhas especiais que estarão…
Nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 12h, será realizado o…
A Sergipe Gás S/A (Sergas) estará presente em mais um importante marco para a…