Articulistas

O que será das finanças, quando a pandemia passar?

Compartilhe:
David de Andrade Rocha (*)

Nas últimas semanas falamos como a pandemia da Covid-19 é problemática para todos os setores, inclusive para  a economia e as finanças pessoais. Mas, hoje vamos abordar o assunto num ângulo diferente, pois quando o ápice da pandemia passar é certo que teremos que enfrentar uma depressão econômica. E eu pergunto a você que lê agora: está preparado para esse cenário?

As medidas governamentais utilizadas pelos governantes mundiais se aproximam hoje da filosofia de Keynes sobre a impressão de dinheiro para fomentar a economia. Por dia, muitos bilhões de dólares são injetados nas veias da economia para ver se mantém o sistema funcionando. Mas apesar de parecer necessário e em grande medida realmente sê-lo, o que podemos esperar de tamanha liquidez?

Inicialmente, poderíamos pensar em uma inflação a níveis alarmantes, mas isso só se daria a longo prazo. No curto,  veríamos uma provável diluição do capital gerando um problema de divisas internacionais. Ou seja, muitos países com dívidas com o FMI, por exemplo.

Isso pode parecer besteira quando olhamos a curto prazo, no qual a renda está ameaçada. Mas se olhamos uma possível inflação a níveis altos no médio e a fraqueza de nossa moeda frente ao mercado internacional, podemos ter uma visão mais ampla de como pode demorar para o Brasil sair desse buraco que cada vez cava mais fundo.

O mesmo pode ser dito de Sergipe, que vem pegando verba emprestada e protelando impostos para conseguir capital suficiente para suas demandas, com o propósito de deixar o povo com alguma renda e os efeitos, ao menos, seja sentido diluído ao longo dos próximos meses.

Esse cenário já está posto e não há muito o que fazer agora com ele. Mas as nossas finanças pessoais devem agora ser o foco de nossa atenção. Passemos a estudar e a nos preparar para ter uma gordura financeira que nos permita passar os meses subsequentes a essa crise.

O melhor que podemos fazer hoje como pessoas e como cidadãos é nos preparar e nos conhecer financeiramente para que com isso, não sejamos tão atingidos e possamos aproveitar as boas oportunidades que virão com certeza.

Uma abraço e bons investimentos.

(*) David Rocha escreve semanalmente, às terças-feiras. Ele é assessor de investimentos e educador financeiro, que vive o mercado diariamente, desde 2011, e autor do livro Tesouro Direto – Um Caminho para a liberdade financeira de 2016.

Compartilhe:
David Rocha

Posts Recentes

Morre o jornalista Osmário Santos; o sepultamento será hoje, às 16 horas, no Colina da Saudade

Logo mais às 16 horas, será sepultado o corpo do jornalista Osmário Santos, que morreu…

12 horas atrás

“Somos gigantes na matriz energética”, destaca Fábio na Comissão da União Europeia

No terceiro dia de agenda da II Missão Internacional do Consórcio Nordeste, a comitiva do…

12 horas atrás

Prefeito Edvaldo anuncia reajuste de 4% para os servidores públicos

O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou nesta terça-feira, 14, um pacote de projetos e decretos que…

2 dias atrás

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho

Cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em maio e junho podem…

2 dias atrás

Em Brasília, Edvaldo busca soluções para problemas financeiros dos municípios

Durante viagem a Brasília nesta segunda-feira, 13, o presidente da Frente Nacional de Prefeitas e…

3 dias atrás

Prefeitura realiza reunião estratégica para avançar nos estudos da ponte Aracaju/Barra

Representantes da Prefeitura de Barra dos Coqueiros e do Governo de Sergipe se reuniram nesta…

3 dias atrás