Categorias: Cidades

Mortes por metanol acendem alerta no país; Sergipe intensifica prevenção

Compartilhe:

 

Mnistro Alexandre Padilha Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

O Brasil registra 48 casos em investigação relacionados à intoxicação por metanol, de acordo com balanço divulgado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na quinta-feira (2). Até o momento, 11 ocorrências já foram confirmadas por exames laboratoriais. O país contabiliza uma morte confirmada em São Paulo e outras sete em investigação, sendo duas em Pernambuco e cinco também em território paulista.

Na Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana investigam o caso de um homem de 56 anos que morreu na madrugada desta sexta-feira (3), após dar entrada na UPA da Queimadinha com sintomas compatíveis à intoxicação por metanol. Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias. O caso foi discutido em reunião emergencial entre a titular da Sesab, Roberta Santana, e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.

“Como medida preventiva, a Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias”, informou a pasta em nota oficial. O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia.

O ministro Alexandre Padilha fez um alerta à população diante do avanço dos casos. “Recomendo, como ministro da Saúde e também como médico: evite consumir destilados, especialmente os incolores, se você não tem certeza da procedência. Não se trata de um item essencial como os da cesta básica, mas sim de um produto ligado ao lazer. Evitar seu consumo, neste momento, não causa nenhum prejuízo à vida das pessoas”, disse.

Até agora, o Ministério da Saúde recebeu 59 notificações de possíveis intoxicações por metanol no país, sendo 53 em São Paulo, cinco em Pernambuco e uma no Distrito Federal.

Sergipe em alerta, mas com cenário mais tranquilo

Em Sergipe, até o momento, não há casos confirmados. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, reconheceu que o problema das bebidas com metanol decorre de adulteração clandestina, mas destacou que a realidade local é mais estável.

Bruno Dórea da Abrasel Sergipe  Foto: Marcelle Cristinne/PMA

“Graças a Deus, Sergipe tem um cenário mais tranquilo do que São Paulo ou Pernambuco, mas não deve-se deixar de tomar cuidados. Primeiro é saber onde compra a bebida, desconfiar de preços baixos e adquirir apenas de fornecedores confiáveis. Não existe preço barato para bebida boa”, afirmou.

Dórea informou ainda que a Abrasel lançou um curso online, duas vezes por dia, para orientar estabelecimentos e consumidores a identificar bebidas falsificadas. “Já começou ontem e seguirá por mais três dias. O curso é direcionado a associados, mas também está disponível no site da Abrasel para quem quiser acompanhar”, explicou.

Apesar do ambiente mais controlado em Sergipe, o dirigente ressalta que o momento pede cautela. “Até os donos de bares também são vítimas, porque podem ser enganados. Em São Paulo, vimos o caso de um bar cujo proprietário tinha nota fiscal, mas mesmo assim aconteceu. Ele não é culpado, mas infelizmente foi no estabelecimento dele”, disse. Dórea defendeu que a polícia investigue a origem das adulterações e destacou a importância de destruir garrafas e rótulos após o consumo, para evitar que sejam reutilizados em falsificações.

Ações da Polícia Civil em Sergipe

Polícia Civil de Sergipe investiga fábricas clandestinas Fotos: Ascom SSP/SE

No estado, a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon) reforçou ações preventivas diante dos recentes casos nacionais. Em agosto, a Polícia Civil de Poço Redondo apreendeu 200 litros de whisky suspeitos de adulteração. O material foi encaminhado ao Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), que não identificou presença de metanol ou de outras substâncias químicas nocivas à saúde.

Segundo a delegada Georlize Teles, titular da Decon, a unidade atua de forma integrada contra práticas comerciais prejudiciais à saúde. “Uma vez tomando conhecimento de que alguém, ao ingerir bebida alcoólica, tenha algum problema de saúde, a Polícia Civil tem a atribuição legal de investigar o caso”, explicou.

A delegada reforçou cuidados básicos ao consumidor: “Orientamos para a não ingestão de bebidas oferecidas por desconhecidos. Nos bares, sempre que possível, veja qual a bebida servida, observe lacres, garrafas e embalagens. E desconfie de preços muito abaixo do mercado”.

Durante a operação em Poço Redondo, garrafas foram encontradas com tampas violadas, lacres sobrepostos e até embalagens plásticas improvisadas. Os suspeitos alegaram que reabasteciam recipientes originais com bebidas de menor valor.

Denúncias

A Polícia Civil orienta que denúncias sobre fabricação ou venda de bebidas adulteradas sejam feitas às forças de segurança. Situações de flagrante podem ser comunicadas pelo 190 (Polícia Militar) ou pelo Disque-Denúncia (181). Também é possível registrar pessoalmente na sede da Decon, em Aracaju, localizada na rua Divina Pastora, nº 1.134, bairro Getúlio Vargas, das 7h às 18h.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Começa hoje o Festival de Artes de São Cristóvão

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…

8 horas atrás

Consciência, identidade e desenvolvimento: A força das múltiplas raízes do povo brasileiro

  Por Heuller  Roosewelt Silva Melo (*)   plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…

10 horas atrás

Previsão indica probabilidade de chuvas moderadas a intensas em Sergipe nos próximos dias

  O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…

23 horas atrás

Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju é apresentado a jornalistas

  Por Antônio Carlos Garcia (*)     Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…

1 dia atrás

Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no feriado e no ponto facultativo

  O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…

1 dia atrás

Comunicação Assertiva para Empreendedores: O segredo para um Final de Ano de Sucesso!

  Por Diego da Costa (*)   final de 2025 se aproxima, e com ele…

1 dia atrás