Negócios

Morre aos 88 anos o empresário Raimundo Juliano

Compartilhe:

O empresário sergipano Raimundo Juliano Souto, 88 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há três semanas.  O filho de Raimundo, Juliano Souto comunicou o falecimento e disse que posteriormente dará detalhes sobre o sepultamento.

“Se algo nos pode confortar em tal momento é a certeza da eternidade, que pode ser sentida nas lembranças e lições que grandes homens como nosso pai deixaram”, disse Juliano Souto.

Representantes de diversas instituições empresariais sergipanas se solidarizam com a família de Raimundo Juliano e  destacaram o legado que  ele deixou. “O Movimento É de Sergipe está de luto com a perda do mestre Raimundo Juliano, um grande exemplo a ser seguido. Meus sentimentos ao nobre Juliano Souto”, escreveu o coordenador do É de Sergipe, Lincolin Amazonas.

O superintende de relações institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, manifestou sentimentos à família do empresário  e disse ter sido “uma grande honra ter conhecido Raimundo Juliano e suas ideias sobre negócios para Sergipe. Que seu legado sirva de inspiração para as novas gerações de empreendedores sergipanos”.

Edivaldo Cunha, presidente da Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL), disse que Raimundo “foi um lutador, empresário dedicado às atividades exercidas durante longos anos no comércio sergipano,  gerador de milhares de postos de trabalho e amante da causa lojista em Sergipe. A  FCDL externa sentimentos de pesar e reconhece os relevantes serviços prestados à toda sociedade por este inestimável empreendedor, Raimundo Juliano. Que Deus conforte a todos”.

O presidente da Fecomércio, Láercio Oliveira,  disse que “Raimundo Juliano nos deixa como legado um grande exemplo de vida, trabalho e determinação. Seu trabalho é marcado pelo espírito de coletividade, fazendo outras empresas se desenvolverem por meio da somação de forças. Um homem simples, de atitudes nobres, com vontade de vencer e uma grande sintonia com as pessoas. Isso o fez conquistar o mercado e vencer na vida empresarial, transformando uma caixa de engraxate em um negócio gigante em Sergipe. O exemplo de Raimundo Juliano é uma referência para as novas gerações, um homem de grande valor para nossa sociedade e para a história da economia sergipana. Hoje é um dia triste, pois perdemos um dos maiores homens da história comercial de nosso estado e um amigo querido”.

Biografia

Raimundo Juliano nasceu no dia 8 de julho de 1932, em Estância, e era filho do empresário Agripino Roque dos Santos e Mariath Amado Souto Santos. Ele começou a trabalhar como engraxate aos sete anos de idade para juntar dinheiro e assistir a filmes de cowboy. Aos 10 anos passou a vender jornais e revistas e um ano depois foi convidado a ser balconista na Loja Esperança, destacando-se na função. Também trabalhou na atacadista José Pinheiro Avelos, acumulando dois empregos.

Com 25 anos, fundou o Bar Central, na rua Capitão Salomão, em Estância, onde paravam os ônibus que iam para Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1964, inaugura a Distribuidora Antártica Zona Sul e se torna atacadista de cerveja e refrigerantes.  Depois veio a Disberj (Distribuidora de Bebidas Raimundo Juliano) em Aracaju, em 1970.

Os negócios se expandiram e foram fundadas a Discar,  distribuidora de carros, Fasouto, Posto de Gasolina Riomar, Souto Teles Conustruções, Souto Teles Iluminação, Grande Hotel, além das fazendas Itaperoá e Castelo.

Raimundo Juliano foi um dos fundadores da Loja Maçônica Piauhytinga 1.521, do Clube de Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito de Estância. Raimundo Juliano ainda foi presidente do Rotary Clube Aracaju-Norte.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Prefeitura monitora áreas de risco para minimizar impactos das chuvas

Chove desde a madrugada desta quinta-feira, 2, na capital sergipana. Nas primeiras horas desta manhã,…

2 horas atrás

Banese Card celebrará 24 anos do cartão com shows para clientes

  O Banese Card, primeiro cartão de crédito 100% sergipano, completará 24 anos neste mês…

3 horas atrás

Sergipe terá fábrica de equipamentos para tratamento de água e esgoto

Sergipe está se tornando um estado cada vez mais procurado por indústrias das regiões Sul…

4 horas atrás

População aprova investimento para duplicação da ponte Godofredo Diniz

Com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito e aprimorar a mobilidade urbana na…

6 horas atrás

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador

  Em virtude do feriado nacional desta quarta-feira, 1º de maio, em comemoração ao Dia…

2 dias atrás

Programação artística do Bazayó destaca pluralidade cultural dos povos de terreiro

Pluralidade é o conceito que norteará a programação cultural e artística da 3ª edição Bazayó,…

2 dias atrás