Categorias: Cidades

Lide Sergipe doa respiradores mecânicos ao Hospital de Cirurgia

Compartilhe:

O Lide Sergipe, entidade formada por um grupo de líderes empresariais sergipanos fez, ontem, 1º de junho, a doação de cinco respiradores mecânicos ao Hospital de Cirurgia que, ao longo das próximas semanas deverá receber mais 13. Ao todo foram adquiridos pelo Lide e outras entidades da sociedade civil, 20 respiradores, um investimento total de R$ 1,7 milhão. Estes esquipamentos são destinados para os pacientes com covid-19.

Rilton Morais, diretor técnico do Cirurgia, agradeceu a inciativa do Lide Sergipe

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do dia 1º de junho, o Hospital de Cirurgia tem  20 leitos  para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)  e 13 deles estão ocupados,  com a taxa de ocupação de 65%. Já os leitos do Cirurgia para pacientes do Ipes, totalizam 10 e todos estão ocupados, com a taxa de ocupação de 100%.  Sergipe tem 7.233 casos confirmados da covid-19, 166 mortes. Aracaju segue como epicentro da doença no estado, com 4.190 casos.

O diretor técnico do Hospital de Cirurgia, Rilton Morais,  agradeceu a iniciativa do Lide e disse que “esses aparelhos de ventilação mecânica são extremamente  necessários para que a gente consiga dar mais uma chance de sobrevivência a estes pacientes que estão acometidos por essa terrível pandemia”.

O presidente do Lide Sergipe, Victor Rollemberg, afirmou que a campanha foi iniciada pela entidade que dirige. “Nós juntamos uma quantia que deu para comprarmos 10 respiradores mecânicos. Os outros 10 foram da sociedade, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MP), Associação de Magistrados, Fecomércio e alguns empresários que, de forma isolada, contribuíram”, explicou.

Outras remessas

A segunda remessa, com cinco respiradores, está prevista para chegar no dia 9 de junho, enquanto a segunda, com mais 10, em 26 de junho, totalizando 20. Desses 20, o Hospital de Cirurgia receberá mais 13, totalizando 18, enquanto que o Hospital Universitário receberá dois.

“Durante 60 dias, pensamos em estruturar a saúde do Estado, por isso que em março e abril não participamos das pautas econômicas e ficamos focados em adquirir os respiradores e fizemos campanha”, frisou Victor Rollemberg.

Em sua página no Instagram, o Lide Sergipe diz a “inciativa é fruto dos valores que a entidade agrega, dentre os quais se insere a solidariedade e responsabilidade social. A concepção do gesto de doação destes equipamentos hospitalares remonta aos primeiros dias de alastramento do coronavírus em Sergipe, sendo pioneira no sentido de auxiliar materialmente a rede hospitalar de nosso Estado no combate à covid-19.  Na página do Lide Sergipe no Instagram estão  os nomes das 14 empresas sergipanas que contribuíram para a compra dos respiradores.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Para além dos tintos – sobre “Vinho branco para leigos”, de Ed McCarthy e Mary Ewing-Mulligan

Por Léo Mittaraquis (*)   assados vinte e sete anos, a obra continua essencial. Os…

3 horas atrás

Sementeira: reforma revitaliza equipamentos de esporte e lazer e aprimora estrutura do parque

  A reforma do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, garante a…

21 horas atrás

Projeto Educação Empreendedora para aposentados e pensionistas da rede estadual está com inscrições abertas

  A palestra inaugural do Projeto Educação Empreendedora já tem data definida: dia 29 de…

22 horas atrás

Prefeito Edvaldo divulga programação do Forró Caju 2024: “festa de dimensão extraordinária”

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou nesta sexta-feira, 3, a programação completa do Forró Caju 2024,…

22 horas atrás

Uma Senna de saudade

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   s manhãs de domingo e mesmo algumas madrugadas…

1 dia atrás

Sergipe amplia a vacinação contra Influenza para população geral

  Por meio da imunização, é possível reduzir os riscos de complicações, internações e a…

2 dias atrás