Iguá Sergipe atua com a responsabilidade social Fotos: Ascom/Iguá Sergipe
Com a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a Iguá Sergipe deu início a uma série de ações de responsabilidade social. A programação educativa inclui palestras, jogos interativos e experiências imersivas em escolas da rede pública, através de uma parceria com o Projeto Cat Óleo, que transforma o óleo coletado em produtos sustentáveis como biodiesel, sabão em barra e componentes para fertilizantes.
As atividades começaram na segunda-feira, 2 de junho, em Itabaiana, e se estendem até o dia 16, quando será realizada uma ação especial de plantio de mudas de espécies nativas na Orla de Atalaia, em parceria com o Projeto Tamar. Durante o período, escolas das regiões Norte, Sul e Metropolitana do estado receberão ações como palestras educativas, o “jogo da memória temático”, o “tabuleiro humano” e a utilização de óculos de realidade virtual que simulam o funcionamento de uma estação de tratamento de água.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil consome cerca de 3 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. No entanto, estima-se que apenas 5% desse volume seja reciclado, enquanto o restante é descartado de forma inadequada.
A nível nacional, a Iguá Saneamento lançou campanha sobre o papel do esgotamento sanitário para a conservação da natureza e reforça a importância de práticas conscientes de descarte. A companhia alerta que um único litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água — volume equivalente ao consumo de uma pessoa durante seis meses.
“Quando o óleo de cozinha é descartado na pia, ele se solidifica ao entrar em contato com a água fria e se acumula nas tubulações, causando entupimentos. Nas Estações de Tratamento de Esgoto, esse resíduo compromete a eficiência dos processos biológicos, eleva os custos operacionais e pode gerar a proliferação de vetores de doenças. É um impacto silencioso, mas extremamente prejudicial para todo o sistema”, afirma José Carlos Almeida de Sousa, diretor de Gestão Operacional da Iguá Saneamento.
As ações integram uma estratégia maior da companhia para reforçar o papel da educação ambiental na preservação dos recursos naturais e no correto uso da infraestrutura de saneamento básico.
Quando reciclado corretamente, o óleo pode ser transformado em produtos como biodiesel, sabão e tintas, contribuindo para a economia circular e evitando a contaminação ambiental.
Importante lembrar:
Os pontos de coleta da Iguá recebem apenas óleo de cozinha. Óleos de motor ou outros tipos industriais devem ser descartados conforme as orientações do fabricante.
Mais informações sobre pontos de coleta e descarte consciente podem ser acessadas em: igua_sa-coleta_oleo-informe-2025
Por Jader Frederico Abrão (*) á momentos na história dos povos em que…
Por Juliano César Souto (*) sucessão nas empresas familiares de médio porte é…
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…
O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) primeira vez que trocamos algumas palavras foi…