Categorias: Cidades

Hospital Universtário capacita 360 profissionais

Compartilhe:

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) está treinando 360 profissionais para atuar em casos de parada cardiorrespiratória. A iniciativa é uma ação do Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem (Nepe), composto pelas enfermeiras Maria Josiene Teles e Cícera Eugênia Silva.

“A prioridade é para a equipe de enfermagem, ou seja, enfermeiros, técnicos e auxiliares, mas outros profissionais, como médicos e fisioterapeutas, poderão ser inseridos no treinamento, de acordo com critérios estabelecidos pelo Nepe”, explica a enfermeira Maria Josiene Teles.

Denominada Identificação e Assistência para Parada Cardiorrespiratória, a capacitação é uma recomendação abordada por estudos científicos. A indicação é para que a atualização dos profissionais de saúde seja feita pelo menos uma vez por ano. “É um treinamento indispensável para qualquer setor da área de saúde, por isso precisamos ter uma equipe preparada e atualizada sempre, para evitar erros e prejuízos graves aos pacientes”, destaca.

Atualização

A enfermeira conta que a primeira turma, com 43 enfermeiros, formou facilitadores que poderão atuar nos próximos grupos. Posteriormente, esses enfermeiros, já treinados, se reúnem para a construção de um material didático padronizado e para eliminar possíveis dúvidas.

“Serão mais 20 turmas, cada uma com 18 a 20 participantes. Os interessados podem procurar o Nepe ou obter mais informações pelo telefone 79 2105-1757. A nossa intenção é treinar cem por cento dos servidores de enfermagem”, informa Maria Josiene.

A capacitação tem uma carga horária de quatro horas, sendo duas de teoria e duas de prática. Entre os principais sinais clínicos de uma vítima em parada cardiorrespiratória estão inconsciência, ausência de pulso e da respiração.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Avenida Beira Mar terá interdição neste sábado, 1º, para corrida em alusão ao Dia do Pedestre

  A avenida Beira Mar, no sentido praias-Centro, será interditada neste sábado, 1º, a partir…

8 horas atrás

Petrobras inicia implantação dos gasodutos do SEAP em Sergipe em 2027

Diretora da Petrobras confirma início da infraestrutura do SEAP em 2027; projeto pode transformar Sergipe…

1 dia atrás

Banese entra para seleto grupo do Bacen composto por apenas 65 conglomerados financeiros

Banco Central reenquadrou banco sergipano no Segmento S3 após crescimento sustentado; mudança reconhece novo porte…

1 dia atrás

1° Fórum Meio Ambiente e Tecnologias de Sergipe acontece nesta quinta-feira, 30 de julho

Evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias, em Aracaju, e contará com a…

1 dia atrás

Quando o Instagram para, o seu negócio para também?

  Por Cleomir Santos, consultor de marketing digital (*)   as últimas semanas, usuários do…

2 dias atrás

Fundo do mar de Sergipe atrai disputa de R$ 3 bi por árvores de Natal molhadas

  OneSubsea, Baker Hughes e TechnipFMC disputam fornecimento de 32 equipamentos submarinos para o projeto…

2 dias atrás