Categorias: Cidades

Governo retoma ponto facultativo do Carnaval

Compartilhe:

O governador Belivaldo Chagas anunciou, durante entrevista coletiva à imprensa, no Palácio dos Despachos, nesta quarta-feira(23), o restabelecimento do ponto facultativo dos dias 28 de fevereiro e 1º de março, referentes ao período de Carnaval.

A medida se deu após consulta ao Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), em virtude da diminuição da projeção dos casos e óbitos em decorrência da Covid-19.

“Quando revogamos semanas atrás, agimos em virtude da situação que estava acontecendo naquele momento. Graças a Deus, os números de óbitos estão caindo, tanto de casos, como de pacientes internados em enfermarias e UTI também. Como as projeções não se confirmaram, deliberamos por revogar a suspensão do ponto facultativo para o servidor público estadual. Tomamos a decisão depois de consultar o Comitê e os números da SES”, revelou o governador Belivaldo Chagas.

O governador reiterou, ainda, que as medidas anunciadas anteriormente para o período carnavalesco continuam.

Limites

Com isso, no período de dia 22 de fevereiro até o dia 7 de março, o limite passa a ser de 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 pessoas em ambientes internos. Para todo o período, os eventos de lazer coletivo só serão permitidos em municípios que tenham atingido pelo menos 75% da população imunizada com a 2ª dose. Nos eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, só será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do evento.

Prefeitura de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju também concederá ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, 1º e  2 de março. O decreto foi assinado nesta quarta-feira, dia 23, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que anunciou a medida pelas redes sociais. Da mesma forma que o estado, a capital avaliou a diminuição de casos da Covid-19 e decidiu pelos pontos facultativos.

“Acabamos de realizar uma reunião com o Comitê de Operações Emergenciais em que foram apresentados os dados atualizados da Covid-19 em Aracaju. Houve uma redução significativa de casos confirmados em nossa cidade. Na semana passada, foi registrada uma queda de 41% e, nesta semana, de 45%. Com a apresentação desses novos dados e com o avanço da nossa vacinação, reavaliamos e decidimos conceder ponto facultativo na véspera de carnaval, no carnaval e na quarta-feira de Cinzas”, destacou Edvaldo.

Ao fazer o anúncio, o gestor pediu ainda à população que “mantenha todos os cuidados“.”Estamos dando o ponto facultativo, mas é preciso lembrar que não  significa um ‘liberou geral‘. As festas públicas, como os blocos carnavalescos, não estão permitidas na cidade e, além disso, é preciso manter a vigilância, porque o vírus continua circulando. Então, aproveitem, mas com a cautela que o momento exige”, reforçou.

Com o decreto do ponto facultativo, os órgãos que compõem a administração municipal de Aracaju estarão com suas atividades suspensas nestes dias. Pelo documento, ficam excluídos os órgãos e entidades que prestam serviços considerados essenciais ou que não possam sofrer descontinuidade.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Networking na era pós-pandemia: Conectando-se e prosperando em um mundo remoto

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   mundo pós-pandemia trouxe consigo diversas mudanças na…

17 horas atrás

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta…

18 horas atrás

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 24h

No início da tarde desta terça-feira, 23, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra…

2 dias atrás

Houve um tempo…

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   ebobinando a memória, me transportei no tempo, mergulhei no…

2 dias atrás

Governo de Sergipe abre inscrições para o concurso público da Adema

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), abriu…

2 dias atrás

Prefeito Edvaldo condecora personalidades com a Ordem do Mérito Serigy e Medalha Inácio Barbosa

A noite desta segunda-feira, 22, foi de homenagens em reconhecimento ao trabalho de personalidades em…

2 dias atrás