Cidades

Governo do Estado inicia oficinas para construção dos cenários de Sergipe 2050

Compartilhe:

O governo do Estado deu início na manha desta terça-feira (18), a uma série de oficinas para a construção de cenários da iniciativa Sergipe 2050. A ação aconteceu no auditório do Centro Administrativo do Banese, numa promoção da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan) da Secretaria de Estado Geral de Governo, e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, empresários e entidades da sociedade civil sergipana.

Marcelo Resende reforçou que o Sergipe 2050 está alinhado com o Planejamento Estratégico do governo do Estado

O Sergipe 2050 tem o objetivo de construir cenários, diretrizes e ações para desenvolvimento do estado. Segundo o coordenador do Sergipe 2050, Guilherme Rebouças, nesta primeira oficina, foram traçados os aspectos fundamentais para o desenvolvimento. “Serão várias oficinas, a gente espera que os cenários estejam prontos até o final de 2022. A partir daí, a gente vai traçar estratégias para chegar no que a gente quer. O cenário de como a gente vê o futuro, do ponto de vista de vários temas, a exemplo da Educação, Economia, entre outros. O Sergipe 2050 é portanto, uma iniciativa de governo e de várias instituições, para a gente pensar Sergipe em longo prazo, olhando para 2050. Vamos nos basear numa metodologia como se fosse uma fotografia de como Sergipe estará. A partir disso, a gente espera que todos governos, prefeituras, empresários, órgãos e os organismos do terceiro setor, possam planejar suas ações”, explicou.

A iniciativa envolve um processo de diálogo, apoiado no pilar da governança, concretizada pela recomposição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, suas câmaras setoriais e territoriais e sua Secretaria Executiva; além do pilar da construção de uma plataforma virtual capaz de sistematizar o conhecimento e disseminar as diretrizes do desenvolvimento entre todos os atores.

Na oportunidade, o superintendente Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos(Superplan), Marcel Resende, reforçou que o Sergipe 2050 está alinhado com o Planejamento Estratégico do governo do Estado. “O governo Belivaldo Chagas elegeu o planejamento uma peça fundamental para a transformação do estado. Então, esse processo de planejamento ocorreu de duas formas: primeiro, com um planejamento de curto prazo que é desse mandato, por meio do Plano Estratégico do Governo. O segundo, o planejamento pensando num futuro mais longínquo, daqui a 30 anos, o Sergipe 2050. Portanto, é um processo de construção coletiva, envolvendo não apenas pessoas do governo, mas de toda a sociedade, de forma que a gente consiga traçar os cenários e, com isso, a gente possa elaborar projetos, metas e ações para poder transformar esse futuro”, frisou.

Construção coletiva

Em 2020, foi instalado o comitê para planejar Sergipe 2050, num trabalho integrado e participativo entre as frentes governamental e da iniciativa privada, para aprimorar uma série de políticas para o desenvolvimento local.

Um dos órgãos envolvidos é a Assembleia Legislativa de Sergipe.  Para Marcelo Barberino de Oliveira, coordenador do Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe, elaborado pela Alese, a ideia é somar forças para construção do Sergipe 2050. “Nós fizemos o Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Foi um plano de curto prazo, diferente da proposta do Sergipe 2050 que é em longo prazo e com uma envergadura muito maior. A Assembleia Legislativa contribui porque ela é a casa de ressonância da população sergipana e reúne todos os as camadas da sociedade, empresariado, a parte corporal de industriais, enfim. Então, ela consegue capturar o sentimentos, as perspectivas e nós podemos trazer pra dentro do Sergipe 2050 esse cenário”, pontuou.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

4 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

4 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

5 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

7 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

11 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás