Cultura

Galeria J. Inácio promove mostra do artista Crec Leão

Compartilhe:

Com elementos referentes à época do cangaço no Brasil, a exposição “Cangaço Moderno – Segunda edição” do artista pernambucano Crec Leão irá compor o espaço da Galeria J. Inácio na próxima quinta-feira, 06, às 19 horas. A exposição conta com 20 quadros que trazem imagens dos comandados de Lampião em combate junto a suas histórias contadas e fotografadas.

O conceito é dividido em partes dentro da série: as obras que levam o nome de Lampião trazem o personagem sertanejo para um futuro que ainda não existe em que a personificação do anti-herói se faz latente como um personagem híbrido de histórias em quadrinhos. As peças tratam um contexto amplo misturando épocas, dinâmicas sociais e cores, explorando materiais convencionais e não convencionais, à técnica das pinturas é diversa. Em parte dos quadros, o artista apresenta detalhes do Banditismo no Nordeste numa visão moderna.

A exposição faz parte dos projetos selecionados pelo Edital de Ocupação da Galeria de Artes J. Inácio 2017, que irá promover um total de seis mostras até dezembro. A Galeria fica em anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju. Escolas e grupos interessados em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1969.

Pernambucano radicado em São Paulo, residindo em Aracaju há mais de seis anos, o artista plástico Crec Leão, trás para suas telas a diversidade cultural ao qual foi submetido no decorrer de sua carreira também como musico. As obras, na sua maioria, abusam das cores, com referencia da pop arte e do dadaísmo. Influenciado por histórias em quadrinhos de heróis, começou a desenhar desde os quatro anos e conseqüentemente transportou sua técnica para terceira arte.

Edital –  Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Edital de Ocupação da Galeria J. Inácio visa estimular a produção arte visual em Sergipe, assim como oferecer ao público acesso a mostras de qualidade. Voltado para propostas de exposições individuais ou coletivas, o edital destina R$ 6mil para cada selecionado, financiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart).

Este é o segundo ano consecutivo que a Secult lança o edital. Em 2016, 17 projetos foram inscritos concorrendo pelas seis mostras que foram realizadas ao longo do ano. Já nesta segunda edição, a procura de artistas aumentou, com um total de 36 propostas inscritas.

 

 

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

55 minutos atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

1 dia atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

2 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

3 dias atrás

De Romero para Romero – uma tertúlia literária entre Sílvio e Abelardo

    Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Na última terça-feira, 22, tive a…

3 dias atrás