Categorias: Cidades

Flexibilização inicia na quinta; e no dia 23 começará fase laranja da retomada da economia

Compartilhe:

Mesmo reclamando dos péssimos índices de isolamento social no Estado, o governador Belivaldo Chagas anunciou hoje, 15, que a partir da quinta-feira, 18, começará a flexibilização com a abertura de algumas atividades comerciais. Nessa fase, estarão autorizados a funcionar concessionárias de veículos; imobiliárias e similares; comércio de eletrodomésticos, eletrônicos, elétricos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo; comércio de móveis e colchoaria; escritórios de engenharia e arquitetura.

“Em relação aos escritórios de engenharia e arquitetura, o horário é normal. Para os demais, o funcionamento deve ser entre 9h e 16h para que a gente evite mais pessoas no transporte público. Neste caso, o horário é válido para Aracaju. Nos demais municípios, o funcionamento é em horário normal”, explicou Belivaldo.

O governador  alertou que o plano de retomada, que estará publicado no Diário Oficial do Estado amanhã, 16, não é algo fechado. “O plano continuará aberto e, a depender da necessidade, vamos apertar ou  melhorar. Poderemos engatar a marcha ré e volta tudo como era antes ou até pior”, destacou Belivaldo Chagas.

A partir do dia 23, o governo do Estado poderá dar início à fase laranja, para retomada da economia em seis semanas, caso tudo corra bem. “Teremos discussão o tempo todo, sempre levando em consideração o risco sanitário, a aglomeração de pessoas”, disse Belivaldo Chagas. Ele destacou, também, que a responsabilidade para essa retomada é da população. “Precisamos de mais compreensão no que diz respeito ao isolamento social, o uso de máscaras. O plano está previsto para retomada por territórios”, frisou. Belivaldo citou o exemplo da região metropolitana de Aracaju, cujos índices de isolamento social são muito preocupantes.

Na fase laranja serão contemplada as seguintes atividades: demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; e templos e atividades religiosas (30%).

A  fase amarela permite a abertura de administração pública não essencial (50%); comércio (demais setores); restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares, bares e afins para consumo no local (50%); shoppings, galerias e centros comerciais (50% da capacidade); e templos e atividades religiosas (50%).

A fase verde permite o funcionamento de academias de ginásticas, de qualquer modalidade, e atividades físicas em geral; administração pública não essencial (100%); empresas e serviços de call-centers; clubes sociais, esportivos e similares; praias, orlas, parques e praças públicas; restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares, bares e afins para consumo no local (100%); shoppings, galerias e centro comerciais (100% da capacidade); e templos e atividades religiosas (100%).

A última fase chamada de atividades especiais – cuja liberação dependerá de análises – inclui o funcionamento de atividades educacionais em universidades, faculdades, escolas, e creches, públicas ou privadas; eventos de lazer coletivos, como desporto em estádios, ginásios, corridas e shows; e atividades de teatro, cinema, casas noturnas, boates e similares.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

A tormentosa viagem de uma ideia ruim

Por Luciano Correia (*)   jornalista Aparício Torelly, o célebre Barão de Itararé, dizia que…

7 minutos atrás

Prefeito Edvaldo entrega mais 500 notebooks: “serão muito importantes para a educação dos nossos alunos”

Com sorriso no rosto e alegria das crianças ficou marcada a entrega de notebooks do…

3 horas atrás

Senac Sergipe lança pedra fundamental da nova sede da unidade de Tobias Barreto

A pedra fundamental da nova sede do Centro de Educação Profissional Josafá Ribeiro de Almeida,…

3 horas atrás

Prefeito Edvaldo recebe missão do BID para projeto de revitalização do Centro

O prefeito Edvaldo Nogueira recepcionou, na tarde de ontem, 24, uma equipe técnica do Banco…

4 horas atrás

Networking na era pós-pandemia: Conectando-se e prosperando em um mundo remoto

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   mundo pós-pandemia trouxe consigo diversas mudanças na…

1 dia atrás

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta…

1 dia atrás