Cidades

Famílias rurais de Sergipe investem no acesso à água com microcrédito do Agroamigo

Compartilhe:

 

No fim do último verão, o casal Uilma e Renilson Menezes realizou um plano sonhado: a montagem de um poço artesanal, no sítio que tocam no povoado Jenipapo, em Lagarto, no Centro-Sul do estado. Com microcrédito rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo, o projeto do poço ajudou a otimizar a produção de milho e a principal fonte de renda: o cultivo de hortaliças.

“Desde cedo buscamos oportunidades para melhorar a nossa terra e, por meio do Agroamigo, isso foi possível. Agora nós cultivamos o milho, vendemos aqui mesmo na propriedade e já aproveitamos a palha para fazer a silagem. Conquistamos a independência, paramos de trabalhar para fora e nos dedicamos somente à nossa produção”, destaca o agricultor Renilson Menezes.

Com crédito de investimento focado em melhorar a estrutura hídrica dos empreendimentos rurais, o programa Agroamigo Água financia a implantação de projetos de acesso e uso da água, que beneficiam uma série de atividades produtivas. Poços, caixas d’água, cisternas, barragens, fossas e reservatórios são estruturas financiáveis.

A 9 km de Simão Dias, no povoado Taquara, em Paripiranga (BA), os produtores e feirantes Ryana e Ney Conceição vivem do cultivo de raízes e hortaliças. Há quatro anos com microcrédito rural, eles investiram na perfuração de um poço para irrigação.

“Eu e meu esposo vendemos produtos como macaxeira e quiabo na feira, então temos essa rendinha sobre a produção e sobre as vendas, que usamos para investir na propriedade. Com a ajuda do Agroamigo Água, já perfuramos quatro poços e agora finalmente deu certo. Hoje, o último já disponibiliza 3 mil litros por hora, que destinamos para a irrigação”, relata Ryana.

Quem acompanha a produção do casal é a agente de microcrédito rural Deborah Alves, que reforça a relevância do microcrédito destinado ao acesso à água de qualidade. “Estou como agente do programa Agroamigo há dois anos, e poder ser parte da história dos agricultores é fantástico. Sabemos que o recurso hídrico é pauta de sofrimento do homem do campo, por isso é excelente ver que o programa financiando o acesso. Isso nos torna mais perto de conquistarmos dias melhores”, diz.

Para o agente de microcrédito rural Rivaldo Dias, estar presente em todo o processo de fortalecimento do empreendedor rural é gratificante. “Tenho imensa satisfação em ver o desenvolvimento e a alegria dos produtores rurais. É uma sensação de dever cumprido em nosso trabalho, que tem como objetivo maior a realização de sonhos”, conta.

Dados

De janeiro a abril, o programa registra R$ 4,9 milhões aplicados em mais de 2 mil operações de microcrédito rural, por meio do Agroamigo Água, com o apoio das unidades da área de atuação em Sergipe. Os principais itens financiados são caixas d’água de mil litros, bombas d’água e reforma e escavação de tanques e cisternas. Quatro municípios se destacam: Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Itabaianinha e Paripiranga.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Quando a lei se torna sombra: reflexões para o Brasil e para a Maçonaria

  Por Jader Frederico Abrão (*)   á momentos na história dos povos em que…

1 hora atrás

Ausência presente: O caminho para uma sucessão eficaz nas empresas médias

  Por Juliano César Souto (*)   sucessão nas empresas familiares de médio porte é…

6 horas atrás

Bolsonaro é preso preventivamente

  O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…

22 horas atrás

Banco do Nordeste integra o Fasc com palco especial

O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…

2 dias atrás

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

2 dias atrás

José Rollemberg Leite Neto — serenidade e inteligência na Academia Sergipana de Letras

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   primeira vez que trocamos algumas palavras foi…

2 dias atrás