Unidade da Fafen em Laranjeiras: retomada da produção Foto: Ascom/Sedetec
Por Antônio Carlos Garcia (*)
A Engeman, empresa especializada em serviços industriais sediada em Recife (PE), dará início à seleção de funcionários para a operação das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafens) em Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA), após assinar, na última sexta-feira, 12 de setembro, o contrato com a Petrobras. A expectativa é gerar cerca de 800 empregos diretos entre as duas unidades, com aproximadamente 400 vagas em cada cidade. A abertura das vagas para a unidade de Laranjeiras será feita no portal do NAT Sergipe, priorizando a mão de obra local; e processos similares estão sendo planejados em Camaçari.
Segundo Jobe Medeiros, diretor de operações da Engeman, a empresa já realizou reuniões e prospecções para definir as equipes. “Estamos priorizando a mão de obra da região. Em Sergipe estamos bem avançados, e na Bahia existe uma maior disponibilidade de profissionais, especialmente no Polo Petroquímico de Camaçari, que é uma cidade industrializada”, explicou.
A Engeman pretende também capacitar profissionais menos qualificados, oferecendo treinamentos com simuladores, equipe de segurança e instrutores. O objetivo é formar mão de obra técnica para operação e manutenção das unidades, replicando centros de treinamento que a empresa já mantém em Macaé, no Rio de Janeiro, com mais de 3 mil funcionários. Além disso, está prevista a implantação de centros de capacitação em Laranjeiras e Camaçari, incluindo programas de aprendizes com foco em jovens a partir de 15 anos.
“O contrato entre a Engeman e a Petrobras prevê a operação e manutenção de todos os equipamentos, manutenção civil e atividades de facility para garantir a integridade das unidades. A Petrobras continua responsável pela comercialização do produto”, detalhou Medeiros. Ele ainda reforçou que, além de operadores e supervisores de produção, haverá contratação de profissionais de manutenção elétrica, mecânica, instrumentação, caldeiraria, solda, montagem de andaimes, pintura, pedreiros, encanadores, auxiliares de serviços gerais, técnicos de segurança e meio-ambiente, enfermeiros e técnicos químicos.
A mobilização da Engeman já começou, com equipes em Aracaju, Salvador e Camaçari, buscando parcerias locais para serviços de transporte, alimentação, plano de saúde e manutenção industrial. O objetivo é atingir o patamar de 400 funcionários por unidade nos próximos 30 dias.
Além da operação industrial, a Engeman pretende implementar projetos sociais em Laranjeiras e Camaçari, incluindo capacitação de jovens aprendizes e o Projeto Gênesis a gestantes em situação de vulnerabilidade, já praticados pela empresa em Pernambuco há mais de 20 anos, em parceria com a Igreja Católica.
A Fafen de Sergipe foi inaugurada pela Petrobras em 1980, tornando-se polo estratégico para produção de ureia, amônia e sulfato de amônio no Nordeste. A unidade impulsionou a infraestrutura local, com obras como a adutora do Rio São Francisco e melhorias em energia, transporte e telecomunicações.
Arrendada à iniciativa privada desde 2020, a Fafen Sergipe suspendeu suas atividades em março de 2024, após a Unigel, então operadora, alegar inviabilidade econômica. Com a nova licitação, a Engeman assume a operação e manutenção das plantas em Sergipe e Bahia, garantindo a retomada da produção, considerada estratégica para reduzir a dependência de fertilizantes importados no Brasil.
O contrato de cinco anos, não renovável, prevê investimentos robustos e o fortalecimento da cadeia produtiva local, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e do governo de Sergipe. “Estamos à disposição para apoiar a mobilização necessária, incluindo licenças ambientais, contratos de suprimento de água e gás natural, e incentivos do PSDI”, afirmou o gestor da Sedetec, Valmor Barbosa.
A Engeman é uma empresa brasileira líder em serviços industriais, com mais de 41 anos de atuação e presença consolidada no Brasil e no exterior. Reconhecida pela estabilidade e expertise na execução de contratos complexos, tornou-se referência em manutenção industrial e gestão de manutenção, atuando em setores estratégicos como óleo e gás, mineração, papel e celulose, siderurgia, naval e energia.
A companhia oferece soluções completas e personalizadas, combinando manutenção preventiva, preditiva e corretiva para garantir a segurança, a eficiência e a melhoria contínua das operações de seus clientes. Sua atuação integrada em ambientes offshore e onshore contribui para aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos, reduzindo custos e ampliando a produtividade das linhas de produção.
Com forte investimento em inovação e parcerias com fornecedores globais de alta tecnologia, a Engeman assegura serviços de ponta, com foco na segurança, qualidade e satisfação do cliente. Essa abordagem estratégica reforça o papel da empresa como parceira essencial da indústria nacional e internacional, ajudando a elevar padrões e a impulsionar a competitividade de diversos segmentos produtivos.
Antes marcada para o dia 21 de novembro, data foi alterada devido ao ponto…
A Prefeitura de Aracaju divulgou os itinerários e horários das linhas especiais que estarão…
Nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 12h, será realizado o…
A Sergipe Gás S/A (Sergas) estará presente em mais um importante marco para a…
O Governo do Estado de Sergipe publicou, nesta terça-feira, 18, o Decreto nº 1.300/2025, que estabelece…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), divulgou,…