Negócios

Expo Pesca e Aquicultura Sealba se consolida como maior feira da pesca do Nordeste

Compartilhe:

Expositores, pescadores, marisqueiros, estudantes, acadêmicos e visitantes participaram da segunda edição da Expo Pesca e Aquicultura, que aconteceu de 13 a 16 de setembro no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju. Realizado pela Câmara Empresarial da Pesca e Aquicultura, Instituto Fecomércio e Grupo Êxito, com apoio do Governo do Estado, o evento reuniu atores da cadeia produtiva do pescado da região Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia) e se consolidou como espaço para a troca de conhecimentos, exposição de produtos e serviços, novas tecnologias e de interlocução entre instituições públicas, entidades privadas e associações.

Visitando Sergipe pela primeira vez, a professora doutora Maria Luísa Rodrigues, da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, ficou encantada com a receptividade no estande do Governo do Estado, onde pôde trocar ideias e degustar um prato típico, feito com camarão produzido em Sergipe. “Achei maravilhosa essa iniciativa do governo, pois a gente só busca um produto para consumo se conhece o sabor. Foi uma ótima forma de divulgação”, disse a pesquisadora, que trouxe para a Expo Pesca uma amostra do resultado de um estudo feito com os resíduos da tilápia, usados na confecção de farinha orgânica, chips e sopa instantânea.

Estiveram presentes representantes das três esferas de governo, produtores, empresas de serviços e equipamentos

Para Roberto Pantaleão, assessor técnico da Bahiapesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia, foi um prazer e uma surpresa participar de um evento que conseguiu aglutinar os três estados, a fim de discutir ideias comuns no setor e com um saldo bastante positivo. “Formamos redes de contato pra divulgar nossa empresa, que muita gente não conhecia, e achamos muito interessante isso, pois reencontramos parceiros antigos, vimos novas tecnologias, participamos de palestras interessantes, tudo muito enriquecedor”, destacou.

O superintendente municipal de Pesca e Aquicultura do Estado de Alagoas, Cauê Castro, também demonstrou satisfação em participar da Expo Pesca e enalteceu o convite de Sergipe e da organização do evento. “O Ministério (da Pesca e Aquicultura) foi recriado e precisamos impulsionar toda nossa cadeia produtiva, desde o pequeno pescador, o artesanal, ao industrial. Aqui nessa feira eu estou conseguindo enxergar isso: três grandes estados que têm um potencial muito grande, mostrando suas potencialidades”, observou.

Conforme observou Everton Siqueira, superintendente federal da pesca em Sergipe, foi um momento bastante oportuno para a comunidade pesqueira de Sergipe, Alagoas e Bahia fazer o entrosamento com os estados e promover o desenvolvimento econômico. “Temos várias colônias de pescadores e associações que representam a aquicultura em Sergipe, com quase 30 mil pescadores artesanais e mil aquicultores cadastrados. É muito importante atrair empresários, negócios voltados para a pesca e trabalhar políticas públicas e de fomento para essas comunidades”, pontuou, ao destacar que essa é uma forma de conhecer melhor para saber onde atuar. “Eles precisam sentir que tem um representante e mostrarmos que o Ministério chegou para defendê-los”, reforçou.

Apoio

A  superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Ana Patrícia Guimarães, recepcionou os visitantes no estande do Governo de Sergipe e destacou que o governador é um grande incentivador da  cadeia da pesca  e aquicultura. “Seja por meio dos incentivos fiscais da Secretaria da Fazenda, pelo Banese Mais Agro, com financiamentos para os produtores, e agora com a introdução do camarão na merenda escolar, por meio da Secretaria da Educação, e também por meio da e suas vinculadas, que promovem assistência técnica, limpeza das barragens, entre outras ações”, afirmou

Para o coordenador da Câmara de Pesca e Aquicultura da Fecomércio e idealizador da Expo Pesca, Humberto Eng, o apoio do Governo do Estado, por meio da Seagri, foi fundamental para a realização do evento. “Agradeço ao governador Fábio Mitidieri, na pessoa do secretário de Agricultura, Zeca da Silva, e faço uma análise muito positiva, desde o ano passado. Demos um salto quantitativo e qualitativo para esse novo evento, com essa nova cara, novo local, com esse gabarito. Este ano, com o Ministério da Pesca, que agora volta para o cenário nacional, mostrando que no setor agro tem um ministério que demonstra a força da pesca e aquicultura. A Expopesca se tornou o maior evento de pesca e aquicultura do Nordeste, um grande salto para o setor, para a economia e para a sociedade”, comemorou Humberto.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem ser consultadas na Página do Participante,…

13 horas atrás

Wagner Moura — traumas, valores e memória

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   elo segundo ano consecutivo, o cinema brasileiro…

16 horas atrás

Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (15) a…

1 dia atrás

O legado de Canudos

  Por Luciano Correia (*)   m 1981, o escritor peruano Mario Vargas Llosa publicou…

1 dia atrás

Venda de passagens on-line para o transporte intermunicipal em Sergipe já está disponível

  Já está disponível o novo sistema oficial de venda de passagens on-line para o…

1 dia atrás

Iguá Sergipe passa a atuar no centro histórico de São Cristóvão

Desde dezembro, a Iguá Sergipe ampliou sua atuação em São Cristóvão e passou a operar…

1 dia atrás