Categorias: Cidades

Do campo para o mundo: o empreendedorismo feminino é raiz que fortalece, cresce e dá frutos

Compartilhe:

 

Por Hugo Sidney Brandão (*)

  Coragem. Resiliência. Sensibilidade. Fé. Quatro valores que definem bem a história de superação de uma mulher empreendedora do interior sergipano que, com seu talento e abnegação, mudou a própria história, a da sua família e a de outras mulheres à sua volta. Falamos da agricultora Márcia Néris Santos Santana, de Moita Bonita, a 64 km da capital que, começando com uma pequena roça num povoado da localidade, hoje capitaneia uma iniciativa que produz cerca de duas mil toneladas de batata-doce/ano, movimentando algo em torno de R$ 500 mil, gerando 12 postos de trabalho diretos, em sua maioria, familiares residentes no mesmo povoado.

Esse arranjo produtivo no povoado Moita de Cima, envolve praticamente todos os moradores, seja na produção de insumos como adubo orgânico, com diversas variedades produzidas lá mesmo, até a logística de escoamento da produção das espécies roxa e branca da batata-doce, comercializadas para os estados vizinhos como Bahia, Alagoas e Pernambuco, e estados do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro. Esse potencial fez de Moita Bonita a “Capital da Batata Doce”, a partir do projeto de lei complementar 05/2018, aprovado na Assembleia Legislativa.

Moita Bonita tem, proporcionalmente, a maior área plantada do Estado, recebendo o título de “Capital da Batata-Doce”

“Nós já tivemos até encomendas que foram enviadas em caminhões refrigerados para a Argentina. Hoje focamos no aumento da produtividade. Buscamos modernizar e ampliar cada vez mais a produção, utilizando os recursos que temos em nossa terra”, revela Márcia Néris, cujo modelo de gestão inspirador já está sendo exposto nas redes sociais, onde conta com vídeos monetizados em sua conta no Youtube (Márcia Neris_Meu Recanto Feliz), e parcerias com outros empreendimentos comerciais da região, que também lhe rendem dividendos através da sua conta no Instagram (@marcia_neris_). Ela dá dicas de plantação em pequenos espaços, receitas gastronômicas com a batata doce e fala do seu cotidiano aos milhares de seguidores.

Empoderamento e Criatividade

Até chegar ao patamar atual, Márcia enfrentou diversas dificuldades e sempre buscou o conhecimento como o diferencial. “Tudo mudou quando eu participei de um curso do Sebrae chamado “Aprender a Empreender”. Fiquei surpresa ao conhecer os mecanismos que poderiam fazer com que eu gerisse uma roça de batata doce como uma empresa. A consultora me explicou sobre a necessidade de organização, como conseguir crédito e fazer o negócio crescer através de parcerias. Minha vida se transformou ali”, conta a agricultora.

Os frutos de um trabalho árduo, que concretizou sonhos e transformou vidas

Desde então, frequentemente, ela participa dos cursos, capacitações e iniciativas promovidas pela instituição, de onde sempre busca algo inovador para aplicar na prática do seu negócio.

As dificuldades até então vivenciadas com o cultivo de mandioca realizado por seu marido, cujo rendimento é substancialmente menor, e o desconhecimento de técnicas e recursos tecnológicos fundamentais ficaram para trás. Ela foi em busca de apoio técnico especializado, obteve linhas de crédito subsidiadas que permitiram a incorporação da irrigação, determinante para avançar na produtividade e qualidade do produto cultivado, bem como a utilização de recursos avançados como a energia solar, que proporcionaram um aumento de performance histórico. “Hoje, nosso povoado vive outro contexto. Todos melhoraram de vida, moram melhor, adquiriram bens e o trabalho árduo é recompensado com a qualidade de vida que conseguimos oferecer às nossas famílias”, descreve, realizada.

Modelo Inspirador

O avanço na produção, a melhoria na qualidade de vida e a transformação de uma mulher tímida da roça numa “persona” nas redes sociais, exerceu um efeito multiplicador que começou na própria família de Márcia, com sua irmã, que também participa, ao lado do seu marido, desse arranjo produtivo e, mais recentemente, da filha caçula de Márcia, Marina, de 20 anos, que já cursava universidade em outra área distinta, e retornou para o trabalho na sua própria localidade. “Com esse trabalho, ela já conseguiu edificar uma casa, tem uma moto nova e já avalia outro curso que consiga conciliar com o que realizamos aqui”, explica a mãe orgulhosa. Dos três filhos, dois atuam diretamente com a mãe no empreendimento. O filho mais velho, de 26 anos e a caçula, de 20 anos. A filha do meio cursa universidade na capital.

Mãe, filha e familiares consolidando um arranjo produtivo de sucesso

“Eu vi como minha mãe mudou e conseguiu que toda a minha família mudasse através do trabalho. Ver minha mãe palestrando sobre o que passou na vida é de um orgulho inimaginável. É uma história linda que me mostrou o quanto podemos mudar nossas próprias vidas e a das pessoas em nossa volta”, descreve a jovem Marina Santos Santana, a representante de uma futura geração de mulheres empreendedoras.

Como diz a própria Márcia: “Onde há uma mulher empreendedora, há inovação, progresso e uma nova história sendo escrita”. Como é constatado por quem conhece o trabalho dessa cidadã de Moita Bonita, as mulheres do campo vêm mostrando a sua força, coragem e determinação, cultivando negócios e sonhos que alimentam o futuro.

 

 

(*) Hugo Sidney Brandão é jornalista.

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Começa hoje o Festival de Artes de São Cristóvão

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…

22 horas atrás

Consciência, identidade e desenvolvimento: A força das múltiplas raízes do povo brasileiro

  Por Heuller  Roosewelt Silva Melo (*)   plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…

1 dia atrás

Previsão indica probabilidade de chuvas moderadas a intensas em Sergipe nos próximos dias

  O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…

2 dias atrás

Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju é apresentado a jornalistas

  Por Antônio Carlos Garcia (*)     Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…

2 dias atrás

Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no feriado e no ponto facultativo

  O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…

2 dias atrás

Comunicação Assertiva para Empreendedores: O segredo para um Final de Ano de Sucesso!

  Por Diego da Costa (*)   final de 2025 se aproxima, e com ele…

2 dias atrás