Categorias: Cidades

DNIT anuncia conserto da BR-235

Compartilhe:
Superintendente do DNIT, Ismael Silva, convocou a imprensa para anunciar início das obras

Finalmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) anunciou que vai consertar o trecho da BR-235, no quilômetro 94, que desabou há um ano e três meses – exatamente no dia 22 de junho de 2014. As obras devem começar no dia 8 de setembro, estão orçadas entre R$ 7 a 8 milhões e o prazo de conclusão é de 150 dias. Hoje,  o superintendente do DNIT, Ismael Silva, assinou um documento que caracteriza o serviço como de emergência, “frente a situação de iminente risco, bom como da adoção da dispensa de licitação para execução das obras”.

As obras a serem realizadas serão de estabilização e recomposição do aterro, afastamento do canal existente, drenagem, pavimentação e sinalização rodoviária e serviços complementares, tais como, desvio e reconstrução de barreira. Por enquanto, não foi anunciado o nome da empresa que fará o serviço. Desde desabamento, o tráfego vem sendo feito em meia pista nos 600 metros do trecho danificado.

O superintendente Ismael Silva, que assumiu o cargo há 10 dias, disse que teve uma audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e lhe contou sobre o problema. Para resolver, ele contou com a ajuda do deputado federal Jony Marcos, PRB, que o indicou para o cargo, e afirmou que o parlamentar “lhe abriu as portas em Brasília”.

Ele explicou que o DNIT não tinha feito a obra, ainda, porque as empresas não tinham interesse em realizá-la devido ao baixo custo. No entendimento de Ismael, a pista do jeito que está oferece risco para a população. Ele diz que o serviço não é caro, mas complexo e tem que ser feito com a pista funcionando.

O DNIT identificou falhas graves na estrutura do trecho que desabou e moveu uma ação judicial contra a empresa que fez a obra. O processo ainda está tramitando e Ismael espera que a empresa seja responsabilizada.

Quanto a duplicação da BR-101, de Estância a Cristinápolis, Ismael assegurou que o processo está bem encaminhado e,  possivelmente, em outubro, já se estará dando a largada nesse processo. Mas ainda permanece a polêmica sobre se a duplicação passará por fora da cidade ou por dentro. Ismael disse ao prefeito de Estância, Ivan Leite, que tudo indica que a rodovia passará por fora da cidade.

Aniversário – No dia 22 de junho passado, quando o desabamento na pista completou um ano, integrantes do Fórum Empresarial de Sergipe fizeram uma festa de aniversário, com direito a bolo fictício e tudo.  Na ocasião, o presidente do Fórum, Alexandre Porto, disse que a ideia foi chamar a atenção das autoridades diante da demora em iniciar a recuperação do trecho que mede cerca de 600 metros.

Ao  tomar conhecimento que a obra será iniciada, Alexandre Porto disse que ficou satisfeito e lembrou que enviou ofício a Ismael cobrando-lhe uma atitude. “Ele me respondeu o ofício essa semana, dizendo que estava preocupado e que atuava na questão, que daria caráter emergencial e que em breve as obras iniciariam”, contou.

“Irei lá no dia 8 de setembro verificar se as obras estão sendo iniciadas mesmo. Esse trabalho já deveria ter sido feito há muito tempo. A cobrança do Fórum naquele ato irreverente e o apoio da imprensa  foram  importantes”, pontuou Alexandre Porto. Para ele, é importante que seja feita a sinalização adequada, o que não existe  atualmente.

 

Compartilhe:

Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

  Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

3 horas atrás

A grandeza de Ratinho como comunicador e líder

  Por Diego da Costa (*)   uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…

7 horas atrás

Furto de energia pode causar acidentes e impactar fornecimento de energia

Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…

20 horas atrás

Aracaju vai sediar, em outubro, o Campus Party Weekend

  A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…

1 dia atrás

O PT governa melhor o Brasil: as evidências do Combate à Pobreza

  Por Emerson Sousa (*)   pobreza, ao lado da fome e da desigualdade econômica,…

1 dia atrás

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

2 dias atrás