Categorias: Cidades

Deso recebe diretores e representantes da Iguá para discutir primeiros passos da transição

Compartilhe:

Na última terça-feira, 7, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) recebeu diretores e representantes da Iguá Saneamento na unidade sede da empresa, em Aracaju. A reunião técnica teve o objetivo de discutir os primeiros passos da transferência de serviços de distribuição de água e de esgotamento sanitário à empresa concessionária, nos 74 dos 75 municípios sergipanos. O processo acontecerá dentro de um prazo de seis meses.

No encontro, que contou com a participação de membros da diretoria e quadros técnicos e administrativos da Deso, foram discutidos temas prioritários à operação assistida, como o plano de transição, a padronização de procedimentos e as metas a serem atingidas. O alinhamento visa garantir serviços e atendimento eficientes e de qualidade à população.

“Estamos iniciando uma nova fase para o saneamento em Sergipe. Essa colaboração com a Iguá, iniciada hoje e que se estenderá pelos próximos meses, nos permite somar esforços e investir em soluções inovadoras para enfrentar os desafios do setor. A Deso, em sua nova fase, reafirma seu compromisso com a modernização do saneamento no estado, prometendo transformações positivas para o futuro das comunidades atendidas”, destacou o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes Paul.

Encaminhamentos

Na reunião, foi estabelecida a criação de dois grupos de trabalho: um voltado à área operacional, e outro à comercial. Cada um irá se aprofundar nas tarefas requeridas para a transição, cujo prazo teve início na última segunda-feira, 6, durante os próximos meses. Também foram ressaltadas as responsabilidades das partes envolvidas. “Foi destacada a total transparência e cooperação entre os times Deso e Iguá durante o período de transição”, detalhou o superintendente de Expansão da Deso, José Gabriel Almeida Campos.

Concessão parcial

As atividades de abastecimento de água e esgotamento da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes) foram leiloadas na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, em setembro de 2024. A Iguá Saneamento foi a empresa vencedora, sendo a responsável por administrar os serviços pelos próximos 35 anos. A outorga foi de R$ 4.536.936.990,00, com ágio de 122,63%. A previsão de investimentos é de mais de R$ 6 bilhões, sendo estimada a criação de 20 mil empregos diretos e indiretos.

A concessão parcial tem o intuito de promover a universalização do abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Sergipe, conforme determina o Novo Marco do Saneamento. A legislação federal estabelece que a marca deve ser alcançada até 31 de dezembro de 2033, quando o acesso à água potável deve ser universalizado a 99% da população, e a universalização do esgotamento sanitário precisa chegar a 90% dos habitantes.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Senado aprova redução da pena de condenados pelo 8/1 e trama golpista

  O Senado aprovou nesta quarta-feira (17), em votação nominal, o projeto de Lei (PL) 2162/2023,…

26 minutos atrás

Não caia no golpe da vaga falsa: 6 fraudes comuns no LinkedIn e como se proteger

O LinkedIn se tornou uma das principais vitrines profissionais do Brasil. Todos os dias, milhares…

1 dia atrás

Senador Rogério Carvalho, PT, anuncia voto contra dosimetria do 8/1 e faz balanço de 2025

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) afirmou que votará, nesta quarta-feira, contra o projeto que trata…

2 dias atrás

Prefeita Emília lança programa que alia empreendedorismo à tecnologia e fortalece pequenos negócios

  Uma nova iniciativa da gestão municipal irá modernizar e facilitar a rotina aos microempreendedores…

2 dias atrás

Receita amplia para 173 total de benefícios fiscais a serem declarados

As médias são grandes para as pequenas empresas devem declarar mais incentivos tributários ao Fisco…

2 dias atrás

Dose e frase certas

  Por Léo Mittaraquis (*)   “A cachaça é um sol líquido: queima rápido, ilumina…

2 dias atrás