Articulistas

Como alcançar bons resultados usando anúncios no Instagram

Compartilhe:
Cleomir Santos (*)

Os anúncios na plataforma do Instagram tornaram-se um elemento-chave para o crescimento de um negócio em qualquer segmento, alcançar diferentes tipos de público e aumentar a visibilidade de um perfil na rede social.

No entanto, existem muitas pessoas que desconhecem os benefícios dos anúncios e como criar estratégias eficazes que realmente convertem o público em clientes.

Usar publicidade online pode parecer um desafio! Mas não se preocupe, hoje quero compartilhar 5 dicas para vocês obterem melhores  resultados usando os anúncios do Instagram.

 

1. Certifique-se de que sua mensagem esteja alinhada com seu público e seus objetivos

Um erro muito comum ao criar campanhas publicitárias nas redes sociais é começar a veicular anúncios sem antes definir os objetivos e personas que queremos alcançar.

Antes de qualquer ação, seja orgânica ou paga, é importante criar uma estratégia bem definida que leve em consideração a identidade da marca, os objetivos e o público que queremos alcançar.

Se você ainda não sabe como definir um público-alvo ou persona no Instagram, recomendamos que você leve em conta esses aspectos:

  • Onde eles moram?
  • Quantos anos têm?
  • No que eles trabalham?
  • Quais são suas características?
  • O que gostam de fazer?
  • Quais são seus objetivos?
  • Que medos e desafios eles têm?

 

2. Tente usar conteúdo gerado pelos usuários

Uma ótima estratégia é usar o conteúdo que os usuários criam na rede social.

Recomendações e postagens de outros perfis são ideais, pois geram credibilidade e criam confiança sobre sua marca.

Você pode solicitar a alguns clientes a darem um testemunho, mostrar o antes e depois ou compartilhar uma foto mostrando o seu produto.

 

3. Certifique-se de segmentar corretamente

Não existem boas campanhas e sim boas segmentações e estudos de mercado.

É essencial que ao planejar sua campanha de anúncios você conheça bem o público que pretende alcançar, e com isso não quer dizer somente saber quem é seu cliente ideal, você deve ir além disso.

Ou seja, saber desde sua idade, sexo e localização, até suas preferências de conteúdo, palavras que prendem sua atenção; em suma, todos os detalhes que ajudam seus anúncios a alcançar as pessoas certas e seu objetivo.

A segmentação correta pode trazer muitos benefícios, que são:

  • Você otimiza seu orçamento alcançando pessoas mais interessadas.
  • Você consegue aumentar a interação e engajamento.
  • Menos custo para conseguir clientes.
  • E uma campanha mais eficaz.

 

4. Apaixone-se pelas métricas do Instagram

Uma estratégia que não medimos é como se uma mensagem de voz fosse direcionada a ouvidos surdos.

Não saberemos se realmente funciona, se está falhando, nos fazendo perder recursos, ou ganhando. Devemos medir nossos resultados para que possamos fazer as mudanças correspondentes, se necessário.

Ou, pelo contrário, se eles estão funcionando como esperávamos, temos uma referência para futuras campanhas. Métricas são seus melhores aliados, elas nos permitem medir se os objetivos estão sendo cumpridos como esperamos..

 

Métricas importantes em anúncios do Instagram

Interações: curtidas, comentários e outros são importantes, mas ao criar seus anúncios, você define uma meta, foque nas métricas que correspondem ao seu objetivo específico.

Custo por ação: Permite que você tenha um melhor controle sobre o quanto você paga pelas ações que os usuários assumem em seu anúncio, como “cliques” no link.

Frequência: Esta é a métrica que informa quanto tempo os usuários veem seu anúncio. Tenha um limite de tempo, lembre-se que não é bom que eles levem muito tempo para ver o seu anúncio, mas também que esse anúncio não seja repetitivo.

Vendas: é o número de usuários que realmente se tornaram clientes do seu negócio. Isso é fundamental para definir seu ROI, o retorno sobre o investimento de seus anúncios.

 

5. Analise o que funcionou e o que pode ser melhorado

As campanhas não são eternas, todas elas têm datas de início e fim.

Certifique-se de quando terminar, analisar o que funcionou, o que deve ser eliminado definitivamente para não usar nas próximas campanhas, e o que pode melhorar para obter ainda mais resultados e alcançar outras pessoas.

Estamos em uma era de mudança, não só na forma como consumimos conteúdo e compramos, devemos também reconhecer que as campanhas não são as mesmas, que devemos implementar novas estratégias e táticas, além disso, avaliar o que funciona melhor para nós.

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

.

.

(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

Compartilhe:
Cleomir Santos

(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

Posts Recentes

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses

Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   Essa frase encontra-se inscrita no santuário de Delfos, na…

18 horas atrás

Oligopólio: perigo real e imediato

Por Emerson Sousa (*)   e você tiver a oportunidade de algum dia ler um…

2 dias atrás

“Se Comes, Tu Bebes” – Um Velho Crítico e Sua Nova Coluna

Por Léo Mittaraquis (*)   Oh! Gole farto de vinho velho! Fresco há muito no…

2 dias atrás

Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de…

2 dias atrás

Lansky, o anjo sujo

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   onsidero-o um dos maiores nomes do cinema, de…

2 dias atrás

Aracaju Cidade do Futuro: Prefeitura investe R$500 milhões em pacote de obras estruturantes

A capital sergipana está passando por uma importante transformação urbanística. Com o programa "Aracaju Cidade…

3 dias atrás