Negócios

Chineses visitam Aracaju em busca de investimentos e parcerias

Compartilhe:

Por Antônio Carlos Garcia (*)

Uma comitiva composta por cinco chineses está fazendo uma visita a Aracaju, com o objetivo de conhecer as potencialidades do Estado para futuros empreendimentos. Os executivos estão apresentando às autoridades sergipanas diversos projetos do governo chinês, como a Rota da Seda, que facilita o comércio entre a China e outros países. Neste grupo, estão empresários do setor de tecnologia da informação, biotecnologia voltada à Medicina, e que representam fundos de investimentos. As conversas começaram ontem e se estendem até hoje, quando eles terão uma audiência na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Ontem pela manhã, os chineses tiveram uma reunião com a Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio). O presidente da instituição, Marcos Andrade, disse que “a presença dessa delegação empresarial chinesa é de grande relevância para Sergipe, pois estamos mostrando o potencial do estado para receber investimentos estratégicos em diversas áreas. Nosso objetivo é construir parcerias sólidas e duradouras, que tragam benefícios para ambos os lados e impulsionem o desenvolvimento econômico, gerando mais empregos e oportunidades para os sergipanos.”

Li Yi: nova cadeia produtiva entre China e Brasil

O presidente da Fecomércio também mencionou o programa Primeiro Emprego, realizado em parceria com o Governo de Sergipe, que ganhou reconhecimento internacional ao ser apresentado no G20 Social e que será levado à Organização Internacional do Trabalho (OIT). O vice-gerente-geral da Shenzhen Pinsheny Supply Chain, Sang Zhenfeng, elogiou a iniciativa, relatando que coordenou um projeto semelhante para o governo chinês e destacando a importância de incentivar a empregabilidade dos jovens.

Li Yi, chairman da empresa chinesa, afirmou que a missão da comitiva é estabelecer uma nova cadeia produtiva entre os dois países, inspirada na Nova Rota da Seda, que está em execução há uma década. Segundo ele, a intenção é ampliar as relações bilaterais e criar oportunidades de expansão para os estados brasileiros.

Sang Zhenfeng também elogiou o ambiente favorável ao empreendedorismo promovido pela Fecomércio, ressaltando a importância da parceria para fomentar negócios no Brasil.

Parcerias

Prefeita Emília recebe visita de empresários chineses Foto: Ascom/PMA

Na segunda-feira, os empresários chineses foram recebidos pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que discorreu sobre seu plano de governo, com foco numa gestão mais humana, em harmonia com o desenvolvimento econômico e tecnológico. Ela afirmou que vai dialogar com os empresários.

“Estou bastante feliz com esse momento, porque, em poucos dias de gestão, já conquistamos o interesse de empresários da China em investir em nosso município. Isso mostra a credibilidade do nosso trabalho e que estamos abertos ao diálogo. As propostas apresentadas aqui serão estudadas e posso garantir que terão frutos”, disse.

Centro Histórico

Dentre os projetos apresentados por Emília Correa, estão os de desenvolvimento turístico e social do município, bem como a requalificação do Centro Histórico e da Orla de Atalaia. Esses projetos chamaram a atenção do consultor sênior do grupo, Li Yi, pois, segundo ele, “conciliam com os nossos objetivos. Inclusive, há fundos de investimentos já liberados pelo governo chinês que estão parados em Hong Kong e que podem ser utilizados em projetos como esses, seja por meio de empréstimo ou financiamento.”

A visita da comitiva chinesa foi viabilizada pelo presidente do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social de Sergipe, Maurício Gonçalves, e pelo empresário Eduardo Porto, da LPS Trading. Durante a reunião com a prefeita Emília Corrêa, Maurício explicou que “este encontro foi idealizado dentro da proposta da prefeita no plano de Parceria Público-Privada. Por isso, trouxemos o grupo para Aracaju, para que possam analisar as propostas de investimentos.”

“Avaliamos que este encontro acontece no momento certo, diante dessa nova sugestão de desenvolvimento de Aracaju. Além disso, teremos uma grande visibilidade no Nordeste, já que o grupo optou por conhecer primeiro Aracaju, ao invés do Rio de Janeiro, como estava programado”, informou Maurício.

Rota da Seda

A Rota da Seda foi uma rede de rotas comerciais que ligava a China ao Ocidente e foi formalizada durante a dinastia Han, entre 130 a.C e 1453 d.C.

A Nova Rota da Seda é um projeto de infraestrutura regional e global lançado pela China em 2013. Seu objetivo é realizar investimentos em transporte e infraestrutura.
Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Não caia no golpe da vaga falsa: 6 fraudes comuns no LinkedIn e como se proteger

O LinkedIn se tornou uma das principais vitrines profissionais do Brasil. Todos os dias, milhares…

21 horas atrás

Senador Rogério Carvalho, PT, anuncia voto contra dosimetria do 8/1 e faz balanço de 2025

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) afirmou que votará, nesta quarta-feira, contra o projeto que trata…

1 dia atrás

Prefeita Emília lança programa que alia empreendedorismo à tecnologia e fortalece pequenos negócios

  Uma nova iniciativa da gestão municipal irá modernizar e facilitar a rotina aos microempreendedores…

2 dias atrás

Receita amplia para 173 total de benefícios fiscais a serem declarados

As médias são grandes para as pequenas empresas devem declarar mais incentivos tributários ao Fisco…

2 dias atrás

Dose e frase certas

  Por Léo Mittaraquis (*)   “A cachaça é um sol líquido: queima rápido, ilumina…

2 dias atrás

Falta de água em Aracaju: abastecimento está suspenso, hoje, em 26 bairros

Moradores de Aracaju já convivem com a falta de água em diferentes pontos da cidade…

3 dias atrás