Articulistas

 A culpa não é do VAR, do sistema, do juiz, do professor ou do Brasil

Compartilhe:
Valtênio Paes (*)

Muitas vezes o título não corresponde ao que contém na mensagem. Assim também, a justificativa não corresponde à ideia principal do argumento em um diálogo, texto ou afirmação isolada. Por vezes, a afirmação imputa a terceiros o que não lhe é devido. Esconde-se o verdadeiro sujeito da ação no texto, na afirmação e nas ações humanas. Pode ser fracasso do argumento ou desvio intencional do argumentador.

Na imprensa esportiva, uma decisão polêmica “a culpa é do VAR”. Se ele é uma ferramenta dos árbitros, a culpa é de quem o manuseia. “O juiz marcou pênalti”. O juiz julga, sentencia no processo, mas quem apita no jogo de futebol é o árbitro.  No intervalo do futebol, o atleta responde: “vamos esperar a orientação do professor”. Professor é quem tem a titulação graduação em licenciatura com base no artigo 62 da Lei de Diretrizes e Base do Ensino. Com certeza, a quase unanimidade dos treinadores não possui tal título do ensino.

De igual modo afirma-se: o “trânsito fez mais uma vítima”. O trânsito ou motorista? Com certeza o motorista. “A seca dizimou a plantação”. A seca ou as pessoas que destroem o meio ambiente com queimadas, agrotóxicos e outros poluentes? “A culpa é do sistema”, o sistema é culpado ou as pessoas que o controlam?  Na defensiva afirma-se: “a empresa não pode, ordens da empresa”. Pura imaginação ou desvio. Quem decide são donos ou diretores das empresas.

“O sistema financeiro está nervoso”. O sistema não tem sentimentos, é inanimado. Nervosos ficam os gananciosos especuladores e agiotas que controlam o dinheiro no país e no planeta.   “O Brasil é racista.” O Brasil é criação dos brasileiros. Quem pratica o racismo são as pessoas. “O sistema está fora do ar.” Se está fora do ar, está onde? Com a palavra os estudiosos da física. “A violência fez mais uma vítima.” Quem é a violência? As pessoas são as verdadeiras autoras.

É cômodo produzir resposta rápida acusando o autor da ação. Desvia o foco e elimina-se contra-argumentos. Esta maneira de indicar o culpado inocenta o verdadeiro sujeito e transfere a culpa para um ser oculto. Assim, isenta-se de identificação para uma eventual responsabilização, além de encerrar o argumento fragilmente.

Uma linguagem objetiva e sem dubiedades permite ao interlocutor interagir, facilita a clareza na boa convivência e valoriza o diálogo. Torna-o produtivo, evitando desdobramentos infindáveis e sem concisão. É preciso usar a palavra no seu sentido específico quando adentrarmos ao âmago do argumento. Facilita-se a interlocução, elimina dúvidas e subterfúgios. Valida-se melhor a linguagem. A comunicação agradece a fluidez argumentativa em tempos de tantas instantaneidades.

(*) Valtênio Paes de Oliveira , professor, advogado, especialista em educação, doutor em Ciências Jurídicas, autor de A LDBEN Comentada -Redes Editora, Derecho Educacional en el Mercosur – Editorial Dunken e Diálogos em 1970 – J Andrade.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Compartilhe:
Valtenio Paes de Oliveira

(*) Professor, advogado, especialista em educação, doutor em Ciências Jurídicas, autor de A LDBEN Comentada-Redes Editora, Derecho Educacional en el Mercosur- Editorial Dunken e Diálogos em 1970- J Andrade.

Posts Recentes

“Decisão do Governo Federal contra a desoneração da folha de pagamentos é um retrocesso”, diz Setransp

Uma decisão do Governo Federal que consiste em judicializar a prorrogação até 2027 da desoneração…

14 horas atrás

Instagram em 2024: Desvendando as Mudanças Algorítmicas e Dominando o Novo Cenário

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   Instagram, plataforma que conecta mais de 2…

17 horas atrás

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos

Em 2023, as jovens mulheres negras de 18 a 29 anos tiveram uma taxa de…

20 horas atrás

Morre o músico Valtinho do Acordeon

A música sergipana está de luto: vítima de um Acidente Vascular Cerebral, morreu o músico…

20 horas atrás

Caminhão interativo da Energisa visita municípios sergipanos

O caminhão do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa percorrerá quatro municípios neste mês…

20 horas atrás

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

2 dias atrás