Categorias: Cidades

Valores invertidos

Compartilhe:

Durante as campanhas eleitorais, os discursos serão sempre os mesmos. Os candidatos pregam a necessidade de mudanças, iludem o povo, são eleitos e quando assumem os cargos nada fazem. Esse preâmbulo é para mostrar que nesse Estado não há mudanças visíveis em benefício da população: o Executivo vive numa eterna crise financeira, o Legislativo não se define e está sem credibilidade diante do escândalo das subvenções, o Judiciário enrola-se em sua própria toga e mantém-se distante do povo. Enfim, vive-se num Estado sem identidade e onde os valores sagrados da Constituição Federal não são cumpridos em sua plenitude.

Esse Estado pode ser definido aqui como Brasil, afinal na balbúrdia e desgoverno em que se encontra, perdeu-se e não se sabe quando se reencontrará. Mas tais definições valem também para Sergipe, para essa capital. Aqui, em termos políticos, nada se cria, apenas se reinventa roda. Essa semana, a Secretaria de Segurança disse que faria o óbvio ululante para proteger motoristas e usuários do transporte coletivo, que já sofreram cerca de 400 assaltos somente este ano. Decidiram criar uma delegacia especial para investigar os assaltos e intensificar as abordagens nos ônibus. Isso já foi feito antes, começou a dar certo e acabaram não se sabe por quê. Portanto, não há novidade nenhuma.

Quando o assunto é educação, o descaso do Estado vem de longe. E é longínqua a cadeia de descasos, porque ações aqui – sejam na segurança pública, na educação, no social – são de governo, quando deveriam ser ações de Estado. Cada governante que passa por aqui quer deixar sua marca, quer que o governo tenha suas feições e esquecem que o povo carece de políticas de Estado e não de coisas passageiras, paliativas e que só interessam ao governante.

O governo é tão ausente na vida da população que não se sensibilizou quando, em agosto do ano passado, o professor de Biologia Carlos Cristian Almeida Gomes, 33 anos, foi baleado por um aluno, porque este jovem estava insatisfeito com a nota. O professor ficou paraplégico. As agressões aos professores continuaram e essa semana, em São Cristóvão, três deles foram ameaçados por um grupo chamado Bonde do Menor.

Esses jovens de Sergipe, que moram no país que não lhes dá a mínima atenção, tentam se identificar com os grupos criminosos que atuam no eixo Rio-São Paulo. Se eles não têm bons exemplos para seguir, lamentavelmente, procuram os maus. E quando têm certeza de que o Estado é inerte, aí deitam e rolam.

Resta, então, a sociedade se rebelar contra o descaso dos governantes. Na próxima semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) fará uma assembleia com a categoria para discutir a violência. Estão todos assustados, não querem ir para a sala de aula porque o Estado não lhes dá nenhuma garantia.

Mas, aqui para nós, dá para confiar num governo desse?

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Networking na era pós-pandemia: Conectando-se e prosperando em um mundo remoto

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   mundo pós-pandemia trouxe consigo diversas mudanças na…

17 horas atrás

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta…

18 horas atrás

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 24h

No início da tarde desta terça-feira, 23, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra…

2 dias atrás

Houve um tempo…

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   ebobinando a memória, me transportei no tempo, mergulhei no…

2 dias atrás

Governo de Sergipe abre inscrições para o concurso público da Adema

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), abriu…

2 dias atrás

Prefeito Edvaldo condecora personalidades com a Ordem do Mérito Serigy e Medalha Inácio Barbosa

A noite desta segunda-feira, 22, foi de homenagens em reconhecimento ao trabalho de personalidades em…

2 dias atrás