Categorias: Cidades

Síndromes gripais: procura por atendimento nos fins de semana cai 82%

Compartilhe:

No último fim de semana, dias 19 e 20, foram realizados, na rede municipal, 164 atendimentos de síndromes gripais, sendo 103 pessoas atendidas nos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, 18 na UBS Cândida Alves e 43 no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal. Comparando com o dias 12 e 13, quando foram realizados 927 atendimentos, a queda é de 82,3% na busca pelo serviço.

Urgências municipais com os hospitais Fernando Franco e Nestor Piva Foto: André Moreira/PMA

Com essa redução crescente na procura por atendimento de casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reformula o serviço aos finais de semana e manterá em funcionamento apenas o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal e as urgências municipais com os hospitais Fernando Franco e Nestor Piva. A partir do próximo fim de semana, dias 26 e 27, as UBSs Augusto Franco e Cândida Alves não abrirão para testagem aos sábados e domingos.

“A cada semana estamos avaliando os serviços ofertados assim como os fluxos. Diante desse cenário mais estável, e de uma queda na procura por atendimentos de síndromes gripais, o trabalho das equipes aos finais de semana ficará dedicado aos atendimentos no Centro de Síndrome Gripal e nas urgências. E durante toda a semana, as pessoas que precisam desse tipo de atendimento, podem buscar umas das 45 Unidades Básicas de Saúde”, explica a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Evelyn Lobo.

Na semana

De segunda a sexta-feira, as pessoas residentes em Aracaju que apresentam sintomas gripais continuam recebendo atendimento em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde e tendo acesso ao teste para detecção da covid-19 em 41 delas. Ainda nas unidades, o usuário que receber esse tipo de atendimento tem acesso à farmácia, recebendo o medicamento prescrito mesmo sem estar vinculado à UBS a qual foi atendido.

O Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, localizado no bairro Coroa do Meio, funciona diariamente, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até às 18h); e os hospitais municipais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte), funcionam em regime de plantão 24 horas, destinados a casos mais graves.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

13 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

16 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

3 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

3 dias atrás