Cultura

Sergipe: Lei Paulo Gustavo disponibiliza 54,5 milhões para estado e municípios

Compartilhe:

A Lei Paulo Gustavo está viabilizando o maior investimento direto em cultura da história do Brasil: são 3,8 bilhões de reais disponíveis para todo o Brasil. Estados, municípios e o Distrito Federal têm até o dia 11 de julho para solicitar os valores. Para isso, os gestores municipais e estaduais devem enviar os planos de ação, que indicam como vão utilizar esses recursos, para o Ministério da Cultura por meio da plataforma TransfereGov. Após a aprovação e assinatura do Termo de Adesão, as cidades e os estados já começam a receber.

Para o estado do Sergipe, o valor disponível é de 54,5 milhões de reais, sendo 32,8 milhões para o governo estadual e 21,7 milhões para o conjunto dos municípios. Os primeiros a cumprirem as exigências, já estão recebendo os recursos.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, faz um chamamento à participação de todos os estados e municípios. “Depois de muita luta, a Lei Paulo Gustavo é uma realidade e vai garantir o investimento de 3,8 bilhões de reais no setor cultural de todo o Brasil. É o maior valor da história! Mas, para que os recursos cheguem para todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e beneficie toda a sociedade, é preciso que o estado e os municípios enviem os Planos de Ação para o Ministério da Cultura. O prazo termina dia 11 de julho e o Ministério da Cultura está com uma verdadeira força-tarefa para garantir que nenhuma cidade fique de fora. Então, não deixe para a última hora. Cultura é um direito de todas as pessoas!”.

Os fazedores e fazedoras de cultura terão acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública executadas pelos estados, municípios e Distrito Federal. E, como resultado, a população poderá acessar uma série de ações culturais, como cursos, festivais e cinemas itinerantes.

A Lei Paulo Gustavo é um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de Covid-19 que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença. Saiba mais em gov.br/cultura.

Fonte: Brasil61

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Iguá inicia, amanhã, operação total em Sergipe

A Iguá Sergipe assume, a partir de 1º de maio, a responsabilidade pela distribuição de…

8 horas atrás

Dia do Trabalhador: o que abre e o que fecha em Aracaju no feriado de 1º de maio

  Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, a…

9 horas atrás

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

  Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

14 horas atrás

A grandeza de Ratinho como comunicador e líder

  Por Diego da Costa (*)   uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…

18 horas atrás

Furto de energia pode causar acidentes e impactar fornecimento de energia

Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…

1 dia atrás

Aracaju vai sediar, em outubro, o Campus Party Weekend

  A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…

2 dias atrás