Categorias: Cidades

Prefeitura de Aracaju revoluciona serviços e economiza mais de 14 milhões de reais em 30 meses

Compartilhe:

Verdadeiro exemplo de transformação digital, a prefeitura de Aracaju (SE) conseguiu, em 30 meses de implementação das soluções digitais, aperfeiçoar a conexão entre a gestão e os cidadãos, ampliando a eficiência dos serviços e reduzindo os custos com impressões em mais de 14 milhões de reais. Tal valor foi revertido para o caixa público e direcionado a realização de outras melhorias para a cidade.

A AjuInteligente foi desenvolvida em maio de 2019, em conjunto com a 1Doc – plataforma de Software as a Service de atendimento, comunicação e gestão documental – e oficialmente lançada durante a pandemia para atender as demandas da população. Através de uma comunicação 100% digital, a gestão aracajuense reduziu o tempo das tratativas e as filas de atendimento, a exemplo da emissão dos alvarás de obras, que passou de 73 para 18 dias.

Nesse espaço virtual, os cidadãos também puderam solicitar a entrega de exames de Covid-19 (mais de 7139 resultados entregues no primeiro trimestre de 2021), tudo com extravios e tramitação entre setores reduzidos. Atualmente, são mais de 900 opções de serviços disponíveis, que geram, em média, 3500 documentos digitais por dia útil.

A iniciativa de digitalizar os processos burocráticos surgiu em meio a necessidade de solucionar a morosidade das tratativas, os problemas com longas filas de espera, a deficiência e má organização de dados e protocolos, a falta de acesso e garantia a direitos civis e de políticas consistentes são alguns resultados da ineficiência da prestação de serviços públicos.

Por que digitalizar o setor público?

Dados da última Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2019) mostram que dos 5570 municípios brasileiros, 5480 possuem algum tipo de serviço de atendimento ao público à distância, sendo a Internet o meio mais utilizado, com prevalência de 89%. Mesmo com esse tipo de recurso disponível na maioria das cidades, a gestão pública no Brasil ainda apresenta grandes desafios.

Os impactos vão além do âmbito econômico, afetando também o acesso à cidadania e direitos sociais, inclusão financeira e participação social ativa. Com a pandemia da Covid-19, uma questão de saúde pública que afeta diretamente as relações de novos negócios, arrecadação e regularização de impostos, qualidade de vida e segurança dos  cidadãos, o agravamento foi ainda maior.

 

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

“Decisão do Governo Federal contra a desoneração da folha de pagamentos é um retrocesso”, diz Setransp

Uma decisão do Governo Federal que consiste em judicializar a prorrogação até 2027 da desoneração…

13 horas atrás

Instagram em 2024: Desvendando as Mudanças Algorítmicas e Dominando o Novo Cenário

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   Instagram, plataforma que conecta mais de 2…

16 horas atrás

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos

Em 2023, as jovens mulheres negras de 18 a 29 anos tiveram uma taxa de…

18 horas atrás

Morre o músico Valtinho do Acordeon

A música sergipana está de luto: vítima de um Acidente Vascular Cerebral, morreu o músico…

18 horas atrás

Caminhão interativo da Energisa visita municípios sergipanos

O caminhão do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa percorrerá quatro municípios neste mês…

19 horas atrás

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

2 dias atrás