Categorias: Cidades

Prefeitura de Aracaju e ONU dialogam sobre Plano de Resiliência da capital

Compartilhe:
Prefeitura de Aracaju vem perseguindo o título de Cidade Resiliente junto à ONU

Ontem, 18, o Plano de Resiliência de Aracaju foi apresentado ao representante do programa de resiliência da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil. Em destaque, pela execução de boas práticas, a capital desenvolve projetos de referência, com potencial para exercer função de mentora de outras cidades do Brasil.

Durante a reunião online, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, dialogou com o represente da ONU, Clément da Cruz, sobre os projetos implementados a partir do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju.

Entre as iniciativas demonstradas, estiveram a implementação do ClimAju, com sua capacidade de monitoramento em tempo real e disponível à população; ações preventivas e de preparação, como a utilização de sistemas de alerta e alarme, em áreas de risco; disponibilização de abrigamento e suporte intersetorial para pessoas afetadas por possíveis desastres; ações preventivas de monitoramento e mapeamento de áreas de risco; e outras.

“Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju vem perseguindo o título de Cidade Resiliente junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e, no último ano, conseguimos chegar ao nível máximo de resiliência, o nível C”, pontua o secretário.

A partir desse resultado, o ponto focal da ONU no Brasil demonstrou interesse em conhecer o Plano de Resiliência de Aracaju. “Por isso, eles solicitaram uma reunião, ocorrida hoje, para verificar as nossas ações mais abrangentes e ficou acordado que há possibilidade de sermos mentores no Brasil, para ajudar outras cidades, de maneira que elas se tornem resilientes, explica o tenente-coronel Silvio Prado.

Com a apresentação do aparato e método utilizado para manter boas práticas ativas e permanentes, para prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação da cidade, frente aos eventos adversos, a capital inicia tratativas para demonstrar as boas práticas, com objetivo de ampliar o alcance e contribuir com outras localidades.

“Como a ONU sempre prega, precisamos estar sempre preparados, para os desastres que venham a ocorrer”, frisa o secretário da Defesa Social, ressaltando que esse é um trabalho contínuo, planejado e executado com precisão pela Prefeitura.

Também participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, e a Coordenadora de Programas e Projetos (COOP) da Semdec, Rosimari Cavalcante.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

“Decisão do Governo Federal contra a desoneração da folha de pagamentos é um retrocesso”, diz Setransp

Uma decisão do Governo Federal que consiste em judicializar a prorrogação até 2027 da desoneração…

15 horas atrás

Instagram em 2024: Desvendando as Mudanças Algorítmicas e Dominando o Novo Cenário

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   Instagram, plataforma que conecta mais de 2…

18 horas atrás

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos

Em 2023, as jovens mulheres negras de 18 a 29 anos tiveram uma taxa de…

20 horas atrás

Morre o músico Valtinho do Acordeon

A música sergipana está de luto: vítima de um Acidente Vascular Cerebral, morreu o músico…

20 horas atrás

Caminhão interativo da Energisa visita municípios sergipanos

O caminhão do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa percorrerá quatro municípios neste mês…

21 horas atrás

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

2 dias atrás