Negócios

Piracanjuba adquire indústria sergipana e instala primeira fábrica no Nordeste

Compartilhe:

 

O Grupo Piracanjuba anunciou hoje a aquisição da Santa Bárbara Indústria e Comércio de Bens e Laticínios Ltda (Natulact), empresa com mais de 30 anos de atuação no setor de queijos e derivados, localizada no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Com a transação, a companhia goiana passará a contar com sua primeira unidade fabril na Região Nordeste, ampliando para oito o número de indústrias atualmente em operação. As outras sete unidades estão distribuídas entre as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país.

Fundado em 1955, o Grupo Piracanjuba tem sede em Goiânia e se consolidou como uma das principais empresas do setor lácteo no Brasil. Tem mais de quatro mil colaboradores, a companhia conta com um portfólio robusto de aproximadamente 200 produtos, que atendem a diferentes segmentos do mercado de alimentos.

A aquisição da Natulact está alinhada à estratégia de expansão nacional da Piracanjuba. De acordo com a empresa, pesaram na decisão fatores como a sinergia entre as operações e a localização estratégica da planta sergipana, situada em uma das maiores bacias leiteiras do Nordeste.

“Será a primeira fábrica do Grupo Piracanjuba no Nordeste, reforçando a expansão da companhia na região, pois nos tornaremos mais competitivos”, afirma o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo.

Instalada a cerca de 115 quilômetros de Aracaju, capital de Sergipe, a Natulact está situada em Nossa Senhora da Glória, município com pouco mais de 41,2 mil habitantes, segundo dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No portfólio da marca, estão produtos como queijos muçarela, coalho, prato e minas frescal, além de manteiga, requeijão e soro de leite em pó.

Segundo Lorenzo, o foco inicial será a manutenção da atual linha de queijos e dos demais itens. “Para o futuro, a expectativa é ampliar continuamente o portfólio e a capacidade produtiva da planta”, adianta o executivo.

Transição gradual

O contrato firmado entre as empresas prevê a transferência total do controle da Natulact para o Grupo Piracanjuba. “De imediato, a produção começa com a marca Natulact e, gradualmente, passará a ser aplicada a marca Piracanjuba”, detalha o presidente.

A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Piracanjuba informou que pretende manter os cerca de 260 empregos diretos gerados atualmente pela fábrica, a maioria em funções fabris, bem como os fornecedores de leite da região, que serão visitados individualmente.

“Nosso intuito é que essa transição ocorra da forma mais harmônica possível para todos os colaboradores, fornecedores e comunidade. Queremos apresentar com detalhes as razões que fazem o Grupo Piracanjuba ter como propósito o cuidado que alimenta a vida, evidenciando o quão importante para nós é nutrir relações com as pessoas, a começar pelo nosso time de colaboradores e produtores de leite. Tudo isso, respeitando as especificidades locais. Estamos certos de que teremos muito a contribuir e aprender nesse processo, dando continuidade ao trabalho da Santa Bárbara em prol do desenvolvimento socioeconômico e da cadeia láctea de Sergipe”, conclui Luiz Claudio Lorenzo.

Homenagem a peixe

O nome da marca Piracanjuba tem origem no tupi-guarani e faz referência ao peixe piracanjuba, comum na região do cerrado brasileiro.

Na década de 1980, a empresa passou por um processo de reestruturação e modernização, com investimentos em ampliação da capacidade produtiva e diversificação de produtos. 

Atualmente, o grupo possui oito unidades industriais, localizadas nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e, com a aquisição da Natulact, também no Nordeste. A sede administrativa está situada em Bela Vista de Goiás (GO).

A empresa conta com mais de 4 mil colaboradores e um portfólio de aproximadamente 200 produtos, incluindo leite UHT, leite condensado, creme de leite, bebidas lácteas, queijos, iogurtes, requeijão, manteiga, entre outros. Também mantém uma linha de produtos sem lactose.

 

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Previsão indica probabilidade de chuvas moderadas a intensas em Sergipe nos próximos dias

  O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…

5 horas atrás

Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju é apresentado a jornalistas

  Por Antônio Carlos Garcia (*)     Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…

7 horas atrás

Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no feriado e no ponto facultativo

  O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…

11 horas atrás

Comunicação Assertiva para Empreendedores: O segredo para um Final de Ano de Sucesso!

  Por Diego da Costa (*)   final de 2025 se aproxima, e com ele…

14 horas atrás

Inscrições para o comércio na Vila do Natal Iluminado 2025 acontecerão na segunda-feira, 24

  Antes marcada para o dia 21 de novembro, data foi alterada devido ao ponto…

1 dia atrás

Prefeitura de Aracaju divulga linhas e horários dos ônibus gratuitos e geladinhos para o Fasc 2025

  A Prefeitura de Aracaju divulgou os itinerários e horários das linhas especiais que estarão…

1 dia atrás