quarta-feira, 24/04/2024
A paralisação dos petroleiros é por 72 horas Foto: Narcizo Machado/FANF1

Petroleiros fazem greve de 72 horas

Compartilhe:

Os petroleiros sergipanos aderiram à greve de 72 horas convocada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e estão realizando atos de protestos na sede da Petrobras, na rua Acre, no Tecarmo, no bairro Aruana, e na unidade que fica no município de Carmópolis.  Os petroleiros afirmam que o movimento é uma reação à política de preços dos combustíveis, de crítica à gestão na Petrobras e contra os valores cobrados no gás de cozinha e nos combustíveis.

A paralisação dos petroleiros ocorre três dias depois de o presidente Michel Temer e equipe negociarem um acordo com os caminhoneiros. Por mais de uma semana, os caminhoneiros pararam o país, provocando desabastecimento nos postos de gasolina, supermercados e prejuízos à economia.

Nas redes sociais, a FUP disse que greve ocorre em todo país, apesar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter considerado o movimento ilegal. “Não vamos arregar para a Justiça do Trabalho”, disse o coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, em vídeo distribuído pela entidade. “A greve está mantida”, garantiu.

O TST, ao tomar a decisão, disse que greve tem “natureza político-ideológica”.  O pedido de análise foi da Advocacia-Geral da União (AGU), por entender que em meio ao quadro de desabastecimento provocado pela paralisação de caminhoneiros, a paralisação trará prejuízos gravíssimos à sociedade.

A ministra Maria de Assis Calsing  afirmou que a greve seria abusiva e “realizada para incomodar”. Pela decisão, os sindicatos dos grevistas deverão pagar multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento e também estão impedidos de travar o trânsito de mercadorias e pessoas nas refinarias.

Pessoa errada – Na terça-feira, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, pediu apoio a deputados petistas a fim de evitar a greve. A informação foi divulgada à Piauí. Dois deputados confirmaram   ter recebido ligações –  Paulo Pimenta  e Carlos Zarattini – que, obviamente, negaram a ajuda.

Pimenta disse que Marun  “ligou para  a pessoa errada”.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat