Negócios

Petrobras aprova revisão da política de preços do gás de cozinha

Compartilhe:

A diretoria executiva da Petrobras aprovou, ontem, a revisão de sua política de preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso residencial, o gás de cozinha, comercializado em botijões de até 13 kg, incluindo botijões de menor capacidade como, por exemplo, de 5 kg e 8 kg que já atendem à demanda por menores volumes.

Na nova política de preços de GLP, os reajustes passam a ser realizados sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise dos ambientes interno e externo.

Com essas alterações, fica extinto o mecanismo de compensação previsto na política divulgada em 18 de janeiro de 2018 para o preço do GLP envasado de até 13 kg, que considerava a média de cotações dos últimos 12 meses.

Preço de paridade de importação

A estatal informou que os preços praticados pela companhia passarão a adotar como referência o preço de paridade de importação (PPI), similar ao do GLP industrial/comercial, que inclui o preço do GLP no mercado internacional (Golfo do México, por exemplo) acrescido dos custos do frete marítimo, despesas internas de transporte e uma margem para remuneração dos riscos inerentes à operação.

Desta forma, os preços do GLP industrial/comercial e do residencial envasado em botijões de até 13 kg P13 passam a ter um alinhamento maior, embora mantido o atendimento à Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que “reconhece como de interesse para a política energética nacional a comercialização, por produtor ou importador, de gás liquefeito de petróleo (GLP), destinado exclusivamente a uso doméstico em recipientes transportáveis de capacidade de até 13 kg, a preços diferenciados e inferiores aos praticados para os demais usos ou acondicionados em recipientes de outras capacidades”.

Em nota, a companhia informou que os preços do GLP de uso industrial e do P13 foram reajustados ontem, passando a valer respectivamente R$1.953,10/toneladas e R$1.853,70/toneladas. “Esses valores representam uma redução média de 13,3% no preço do GLP industrial e de 8% no preço dos botijões de até 13 kg”.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Debaixo dos escombros da cultura, algumas boas histórias

  Por Luciano Correia (*)   argareth Menezes não é o que se pode chamar…

4 horas atrás

Idade não é prisão, é voo

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   a semana passada ocupei o nobre…

6 horas atrás

Dia Nacional do Forró reforça tradição e fortalece políticas culturais em Sergipe

  Comemorado hoje, 13 de dezembro, o Dia Nacional do Forró celebra muito mais que…

10 horas atrás

TJSE suspende parcialmente anulação e licitação do transporte de Aracaju ganha novo capítulo

Por Antônio Carlos Garcia O processo licitatório do transporte coletivo da Grande Aracaju ganhou mais…

22 horas atrás

Governo lança projeto ‘Sergipe Delas – Economia Criativa’ com oferta de qualificações

  Serão ofertadas vagas em oficinas de Design Criativo, Corte e Costura, Estamparia Criativa, e…

24 horas atrás

Alese lamenta a perda de Deoclécio Vieira Filho

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do…

1 dia atrás