Categorias: Cidades

Nove de 10 amostras analisadas em Sergipe são da variante Delta

Compartilhe:

De 10 amostras de RT-PCR enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nove são da variante Delta. Todas elas foram coletadas em Sergipe e analisadas para identificação do vírus causador da Covid-19, o SARS-CoV-2. Mesmo com esse resultado, os números de novos casos da doença no estado seguem em queda, assim como internações e mortes.

Segundo o médico infectologista e professor da Universidade Tiradentes (Unit) Matheus Todt, essa movimentação do vírus já era esperada pelos especialistas, mas não gera maior risco. “É uma variante mais contaminante. Não conhecemos nada sobre maior mortalidade ou maior gravidade, mas ela tem a possibilidade de infectar mais pessoas. No entanto, num contexto de vacinação progredindo e tendo essa queda de números, o fato de ter essa variante tão presente não altera muito o cenário”, informou.

O infectologista explica que o SARS-CoV-2 tem grande poder de mutação e, por isso, surgem novas variantes. Atualmente, no Brasil circulam quatro cepas do vírus: a Alfa, a Delta, a Gama, originada em Manaus-AM, e a Beta. Para se preservar contra a contaminação, as regras sanitárias devem ser seguidas. As principais formas de combater a infecção são: uso de máscara, higiene das mãos e objetos pessoais, evitar aglomerações e concluir o ciclo vacinal, principalmente.

“O que a gente conhece hoje de informações divulgadas é que as vacinas utilizadas no Brasil e no mundo são capazes de proteger contra todas as variantes. Então, não tem nenhuma variante cujas vacinas atuais não consigam oferecer uma proteção significativa. Claro que uma variante ou outra vai ser talvez mais contemplada e vai ter proteção, mas todas são contempladas”, esclareceu o infectologista.

Somente 55,6% da população brasileira está vacinada. De acordo com os infectologistas, para obter o máximo de proteção possível, este número precisa chegar a 75% ou mais. “Vemos que as pessoas estão se descuidando e, se começarem a relativizar a vacinação e deixarem de se vacinar, podemos ter uma terceira onda”, alertou Todt.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

2 horas atrás

Comentando a “Comunicação Não Violenta”

Por Valtênio Paes de Oliveira (*)   uma época em que a prática da violência…

2 horas atrás

Fundat oferta 1.500 vagas para oficinas online de qualificação profissional no mês de maio

  A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho…

3 horas atrás

Madonna, alegria despudorada

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   rainha do pop levou para as areias de Copacabana,…

3 horas atrás

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

22 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

22 horas atrás