Cozinha de Patioba Foto: Ascom/Mosaic
A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, destacou no seu Balanço Socioambiental 2024 a atuação no Complexo Taquari-Vassouras, em Sergipe. A unidade desenvolveu ações sociais em Japaratuba, Capela e Laranjeiras, como o apoio à Agroindústria Quilombola de Patioba, que recebeu materiais de construção para implantação de uma cozinha comunitária e cursos de capacitação para 50 mulheres. Ao todo, foram realizadas 15 ações voluntárias na região, impactando mais de 5 mil pessoas, além da arrecadação de 8,2 toneladas de alimentos para 23 instituições.
O relatório também evidenciou os resultados das iniciativas promovidas nos demais estados onde a Mosaic opera – Goiás, São Paulo, Paraná e Minas Gerais –, beneficiando diretamente mais de 81 mil pessoas por meio de projetos voltados à segurança alimentar, educação ambiental e gestão hídrica.
Em Goiás, a empresa preservou mais de 3.200 hectares em Catalão e Ouvidor, promoveu 133 atividades do Programa de Educação Ambiental e Cidadania (PEAC), com mais de 5.500 participações, e realizou dois simulados do Plano de Ação de Emergências de Barragens (PAEBM). O Programa de Arrendamento Social destinou 1.000 hectares de áreas da empresa a pequenos e médios produtores. Também houve apoio à horta sensorial da Associação B13, beneficiando 250 famílias, e a entrega de 18 toneladas de alimentos para mais de 4.000 pessoas.
Em Cajati (SP), foram conservados mais de 2.700 hectares de áreas verdes e realizadas 80 atividades socioambientais. O programa Horta Educa contemplou 19 escolas municipais, resultando inclusive na construção da primeira horta sensorial acessível do município. A comunidade indígena Guarani Tupã Reko recebeu saneamento básico, e a campanha do Dia Mundial da Alimentação distribuiu 40,8 toneladas de alimentos para 12.400 pessoas no Vale do Ribeira.
No Paraná, 71 ações socioambientais foram promovidas em Paranaguá, com quase 3.000 participações. O curso Agentes Ambientais Mirins capacitou estudantes como multiplicadores em suas comunidades. Também houve apoio ao plano de arborização urbana e melhorias no abastecimento hídrico da Colônia Maria Luiza. A campanha do Dia Mundial da Alimentação distribuiu 8,2 toneladas de alimentos a 2.500 pessoas, enquanto oficinas de artesanato e programas de adoção de animais contaram com o apoio de 80 voluntários.
Minas Gerais também foi palco de diversas ações. Em Patrocínio, 115 atividades ambientais envolveram mais de 7 mil pessoas, com a instalação de 65 fossas ecológicas. A campanha de arrecadação de alimentos no município distribuiu 60 toneladas a 17 mil pessoas. Em Araxá, foram preservados 335 hectares de áreas verdes, entregues 5 hortas sensoriais para 18 escolas e doadas 14 toneladas de alimentos a 30 instituições. Uma parceria com a Movart viabilizou uma horta sensorial acessível, beneficiando 500 pessoas.
Em Uberaba, o programa PróFuturo atendeu 29 propriedades rurais, enquanto ações de educação ambiental alcançaram mais de 7.500 pessoas. Duas hortas sensoriais beneficiaram 8 mil alunos de 19 escolas e a campanha de alimentos distribuiu 28,6 toneladas a mais de 8 mil pessoas. Em Tapira, foram promovidas 75 atividades ambientais e 15 ações voluntárias, impactando mais de 5 mil pessoas. A campanha de alimentos beneficiou 23 instituições com 8,2 toneladas. Em destaque, uma ação em parceria com a ONG Corrente do Bem resultou na revitalização de oficina para pessoas com deficiência e aquisição de equipamentos como cadeiras de rodas e andadores.
O Programa Voluntários, presente em todas as regiões onde a Mosaic atua, foi responsável por 153 ações sociais em 2024. As campanhas de arrecadação de alimentos, doações emergenciais ao Rio Grande do Sul, doação de sangue e outras iniciativas beneficiaram, somadas, mais de 81 mil pessoas.
“Nós atuamos com responsabilidade socioambiental e compromisso com as comunidades vizinhas. Por meio de programas adaptados a cada região, buscamos resultados concretos e melhor qualidade de vida. Nosso objetivo é que a produtividade no campo também ajude no desenvolvimento social das comunidades onde estamos presentes”, afirma Paulo Eduardo, diretor de Public Affairs e Governo da Mosaic.
Por Jader Frederico Abrão (*) á momentos na história dos povos em que…
Por Juliano César Souto (*) sucessão nas empresas familiares de médio porte é…
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…
O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) primeira vez que trocamos algumas palavras foi…