Articulistas

Logan – Wolverine contra-ataca e se eterniza

Compartilhe:

Aline Laranjeira

O décimo filme da série X-men não poderia ser mais contagiante. Logan, o novo longa que encerra a história do amado Wolverine, penetra profundamente na alma de cada fã ou qualquer telespectador que esteja diante dessa mais nova aventura.

Nosso ator principal, Hugh Jackman, despede-se com maestria e envolve com sua interpretação, inicialmente, aparentando ser alguém desregrado, isento de esperanças acerca da espécie mutante e, também, de um futuro promissor com os seus fortes poderes. Logan cuida, agora, do Professor X, embora suas atenções voltem-se, posteriormente, à misteriosa aparição de uma criança mutante, Laura Kinney, interpretada pela jovem Dafne Keen.

A direção é realizada por James Mangold, o mesmo diretor do último Wolverine, do ano de 2013. A apreciação por planos gerais e abertos ressaltam a vida caótica de Logan. Os ambientes se sobrepõem ao cotidiano arrastado e arredio do personagem, cuja humanização nesse longa é demonstrada de modo intenso, recaindo e transitando entre a imagem do herói e anti-herói. Os close-ups- outro enquadramento utilizado, a fim de favorecer uma percepção próxima à existente nas histórias em quadrinhos- também proporcionou uma visão precisa do estado físico do protagonista, que ao longo da trama sucumbe ao cansaço e dor. Além disso, o cineasta primou por registros violentos e viscerais da velha luta do bem X mal. O sangue, aqui, não é poupado, e as lutas entre os adversários, com o poderoso auxílio dos efeitos visuais produzidos pela Image Engine, evidenciam a realidade dos fatos.

O roteiro continua com o velho esquema existente em histórias de super-heróis. A fórmula não se modifica, constatando-se que o maniqueísmo do enredo continua relevante, porém esse fato não retira a grandiosidade da película. Alguns clichês podem ser encontrados com facilidade, especialmente por aqueles que acompanham os filmes do gênero em questão, entretanto, neste filme, os clichês são desprezados, visto que a ação acumulada tira o fôlego do telespectador, prendendo a atenção do início ao fim.

Logan, por fim, amadurece e eterniza a figura do Wolverine, atraindo e divertindo a todos que assistem. Se a DC Comics tinha sua obra-prima máxima e renomada no mundo cinematográfico devido ao Cavaleiro das Trevas, Batman, agora a Marvel também é capaz de dizer que carrega consigo uma obra notável com esse último filme em cartaz.

Compartilhe:
Aline Laranjeira

Posts Recentes

A tormentosa viagem de uma ideia ruim

Por Luciano Correia (*)   jornalista Aparício Torelly, o célebre Barão de Itararé, dizia que…

6 horas atrás

Prefeito Edvaldo entrega mais 500 notebooks: “serão muito importantes para a educação dos nossos alunos”

Com sorriso no rosto e alegria das crianças ficou marcada a entrega de notebooks do…

9 horas atrás

Senac Sergipe lança pedra fundamental da nova sede da unidade de Tobias Barreto

A pedra fundamental da nova sede do Centro de Educação Profissional Josafá Ribeiro de Almeida,…

9 horas atrás

Prefeito Edvaldo recebe missão do BID para projeto de revitalização do Centro

O prefeito Edvaldo Nogueira recepcionou, na tarde de ontem, 24, uma equipe técnica do Banco…

9 horas atrás

Networking na era pós-pandemia: Conectando-se e prosperando em um mundo remoto

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   mundo pós-pandemia trouxe consigo diversas mudanças na…

1 dia atrás

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta…

1 dia atrás