Negócios

Governo de Sergipe receberá visita do Embaixador da Irlanda no Brasil

Compartilhe:

O saber fazer da renda irlandesa produzida no município de Divina Pastora se tornou Patrimônio Histórico e Imaterial de Sergipe e chamou a atenção do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy. Nos próximos dias 26 e 27 de junho, o representante diplomático virá a Sergipe e participará de agendas promovidas pelo Governo do Estado, com intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Além de promover o intercâmbio cultural e comercial da renda irlandesa, a visita objetiva ampliar o conhecimento sobre a produção singular desse artesanato que se perdeu no seu país de origem, a Irlanda, mas se fortalece, a cada dia, no estado sergipano.

Entre as programações promovidas pelo governo em parceria com instituições de fomento ao ensino e à cultura, haverá visita ao município de Divina Pastora, ao Museu da Gente Sergipana, aos festejos juninos da Orla da Atalaia e da Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. Além disso, serão realizados encontros na Universidade Federal de Sergipe (UFS), na Universidade Tiradentes (Unit) e na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), a fim de dialogar e promover, também, as potencialidades do estado.

Renda Irlandesa produzida em Sergipe ganha os olhos do mundo

As tratativas para promoção de intercâmbio cultural e comercial da renda irlandesa produzida no município sergipano de Divina Pastora iniciaram ao final de janeiro deste ano, durante videoconferência com presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; representante da Embaixada do Brasil na Irlanda, Anecy Scholling; artesãs do município sergipano de Divina Pastora; secretário e secretário-executivo do Trabalho, Jorge Teles e Rafael Melo, respectivamente.

Em abril, um novo encontro aconteceu. Desta vez, na sede da Embaixada, em Brasília (DF), com a presença do embaixador da Irlanda, Seán Hoy. A exportação do artesanato sergipano, a ampliação de estudos e possibilidades de exposições, cursos e feiras, foram alguns dos temas debatidos durante o encontro. Na ocasião, o embaixador aceitou o convite para visitar Sergipe durante os festejos juninos, com o intuito de conhecer a produção da renda irlandesa.

O secretário da Seteem, Jorge Teles, também esteve reunido com o diretor regional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Sérgio Ferreira. Na ocasião, dialogaram sobre possibilidades de exportação da renda irlandesa, com garantia de participação de associações de rendeiras em rodada internacional de negócios que ocorrerá em Fortaleza, durante feira de artesanato.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Iguá inicia, amanhã, operação total em Sergipe

A Iguá Sergipe assume, a partir de 1º de maio, a responsabilidade pela distribuição de…

10 horas atrás

Dia do Trabalhador: o que abre e o que fecha em Aracaju no feriado de 1º de maio

  Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, a…

11 horas atrás

Receita paga nesta quarta-feira lote da malha fina do IR

  Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

16 horas atrás

A grandeza de Ratinho como comunicador e líder

  Por Diego da Costa (*)   uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…

20 horas atrás

Furto de energia pode causar acidentes e impactar fornecimento de energia

Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…

1 dia atrás

Aracaju vai sediar, em outubro, o Campus Party Weekend

  A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…

2 dias atrás