Estudos e mapeamentos foram iniciados e contam com a participação efetiva do Governo do Estado, através da Supdec Foto: Marcos Rodrigues
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) está promovendo ações preventivas, previstas em lei, no tocante à segurança de barragens. Em Sergipe, estudos e mapeamentos foram iniciados e contam com a participação efetiva do Governo do Estado, através da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec).
Junto com a Chesf e a Defesa Civil do município de Canindé do São Francisco, foi realizado o mapeamento no entorno da usina Hidrelétrica de Xingó, onde possivelmente serão instaladas sirenes de alerta. “Agora, estamos avaliando se esses pontos mapeados realmente atenderão aos requisitos do Plano de Ação de Emergência da Chesf. Lembrando que a companhia trabalha esses planos de acordo com a realidade de cada local”, informou o superintendente da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz.
“Coordenado pelo superintendente adjunto, major Alysson Carvalho, foram pré-definidos os locais. “O primeiro ponto ficará em um morro em frente à orla de Canindé, também conhecida como Prainha. O segundo, ao lado do acesso principal à usina hidrelétrica e o último, na região da margem direita, próxima às barragens. Em todos eles serão instalados postes de 18 metros de altura, placas de sinalização e rota de fuga, além das sirenes de alerta com bom alcance sonoro”, detalhou o tenente-coronel.
De acordo com a Supdec, o estudo de viabilidade para a instalação destas sirenes é feito criteriosamente e se estenderá para outras localidades. Nessas ocasiões, são analisados pontos estratégicos que correspondam às questões relativas aos acessos, à acústica, à qualidade do sinal de rádio e ao melhor posicionamento. O objetivo é que seja escolhida, tecnicamente, a área mais adequada para a instalação, uma vez que a definição desses locais impacta diretamente no cronograma de instalação dos elementos.
“A administração estadual tem o interesse de desenvolver estudos de viabilidade similares em relação às barragens estaduais. Convém frisar à população que a barragem de Xingó é monitorada regularmente pela Chesf e está em perfeitas condições de segurança’, enfatizou Luciano Queiroz.
O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…
Por Heuller Roosewelt Silva Melo (*) plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…
Por Antônio Carlos Garcia (*) Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…