Categorias: Cidades

Governadores do Nordeste farão missão ao Oriente Médio em busca de investimentos

Compartilhe:

Por Antônio Carlos Garcia (*)

Entre os dias 23 e 30 de maio, os governadores que integram o Consórcio Nordeste participarão de uma missão oficial a três países do Oriente Médio — Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos — com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para a região. A viagem, que contará com representantes de todos os estados nordestinos, exceto o Maranhão, terá como foco principal a infraestrutura, com ênfase também em setores estratégicos como transição energética e turismo.

Estão confirmadas as presenças dos governadores do Piauí, Rafael Fonteneles;  Alagoas, Paulo Dantas;  e Bahia, Jerônimo Rodrigues, além dos vice-governadores de Sergipe, Zezinho Sobral; Ceará, Jade Romero; Rio Grande do Norte, Walter Alves; e Paraíba, Lucas Ribeiro. Pernambuco será representado por equipe técnica, enquanto o Maranhão é o único estado que não enviará representantes.

“A ideia é conversar com fundos públicos e privados sobre possibilidades de investimento, especialmente em infraestrutura”, explicou um dos coordenadores da missão. Segundo ele, a pauta da infraestrutura servirá como eixo para outras áreas de interesse, como a transição energética e o turismo. “Queremos discutir como fazer infraestrutura para impulsionar esses setores.”

A escolha do Oriente Médio como destino prioritário neste semestre reflete a estratégia de diversificação da carteira internacional de parcerias do Consórcio. No ano passado, os governadores estiveram na Europa, e já está nos planos uma missão à China no segundo semestre.

Os encontros com investidores dos três países já estão em fase final de agendamento, com apoio da assessoria internacional do Consórcio. Uma coletiva de imprensa deve ser realizada na próxima semana para detalhar a programação oficial da missão.

Os estados estão preparando individualmente seus portfólios de projetos, que serão apresentados em conjunto durante a viagem. O vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, Mauro Saceron, também acompanhará a comitiva, reforçando o papel da instituição como potencial articuladora de financiamentos.

 As propostas específicas de cada estado ainda não foram divulgadas, mas devem ser anunciadas em breve. “Estamos finalizando os projetos e, assim que possível, faremos a divulgação pública”, afirmou um dos organizadores.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Bolsonaro é preso preventivamente

  O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…

16 horas atrás

Banco do Nordeste integra o Fasc com palco especial

O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…

2 dias atrás

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

2 dias atrás

José Rollemberg Leite Neto — serenidade e inteligência na Academia Sergipana de Letras

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   primeira vez que trocamos algumas palavras foi…

2 dias atrás

Orquestra Sinfônica de Sergipe celebra Dia da Consciência Negra no TTB

  A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro,…

2 dias atrás

Começa hoje o Festival de Artes de São Cristóvão

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…

3 dias atrás