Empresário Galeb Baufaker escolheu Sergipe para fazer investimentos Foto: Antônio Carlos Garcia
Por Antônio Carlos Garcia (*)
O empresário brasiliense Galeb Baufaker Júnior, conhecido nacionalmente por ter sido o investidor envolvido na tentativa de aquisição da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), anunciou que vai instalar em Aracaju a sede do seu banco digital e também de uma nova empresa de transporte aéreo regional. O projeto prevê R$ 250 milhões já integralizados no capital do banco e a criação de uma malha aérea voltada principalmente à logística de cargas e ao transporte de passageiros, com início das operações ainda em 2026.
Segundo Galeb, o banco, cujo nome ainda será divulgado, deve entrar em funcionamento em até 45 dias, logo após o Carnaval. A instituição financeira atuará no modelo white label, formato no qual o banco opera com marca própria, mas utiliza uma infraestrutura bancária já homologada, o que reduz custos e acelera a entrada no mercado. Nesse modelo, a fintech tem autonomia para definir taxas, serviços e produtos financeiros, mantendo a segurança regulatória exigida pelo sistema financeiro nacional.
A sede administrativa e tecnológica do banco será instalada em Sergipe, incluindo data center próprio, apesar de a operação ser digital. A matriz ficará em Aracaju, enquanto a filial permanecerá em São Paulo.
“Escolhemos Sergipe para ser a nossa matriz, a nossa mãe. Toda a estrutura tecnológica vai ficar aqui, garantindo rapidez no atendimento e mais segurança para o correntista”, afirmou o empresário.
O projeto marca a retomada de uma iniciativa iniciada em 2023, com foco no desenvolvimento econômico regional. Galeb destaca o potencial de Sergipe, citando setores estratégicos como óleo e gás, agricultura — especialmente a citricultura — e a indústria alimentícia.
“Sergipe é um estado pequeno em território, mas enorme em riqueza natural e capacidade produtiva. O Norte e o Nordeste hoje concentram um potencial de geração de riqueza de 100%”, disse.
Inicialmente, o banco terá foco na captação de clientes pessoa jurídica, especialmente empresas ligadas à logística, transporte e cadeias produtivas regionais. Os R$ 250 milhões integralizados, segundo ele, não serão imediatamente colocados em circulação, sendo usados na estruturação da operação, como lastro financeiro, garantia de liquidez e base para programas de cashback e incentivos aos correntistas.
Entre os diferenciais do Baufa Bank estão a redução ou isenção de tarifas, autonomia para não cobrar emissão de boletos, splits automáticos de pagamento, recebimento imediato de valores e soluções digitais que permitem ao cliente programar despesas fixas, como contas de consumo, condomínio e financiamentos. Também estão previstos produtos de investimento, como CDBs e títulos públicos, conforme o perfil do cliente.
Paralelamente ao banco, Galeb estrutura uma empresa aérea regional, cujo nome ainda não foi divulgado. A previsão é de que o voo inaugural ocorra em cerca de quatro meses, após a conclusão das certificações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o treinamento das tripulações.
A operação inicial contará com duas aeronaves, uma dedicada à carga leve e outra ao transporte de passageiros, com capacidade de até 50 lugares. A malha aérea deve ligar Sergipe a estados vizinhos, como Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, em voos de curta duração, entre 40 minutos e uma hora.
“A proposta é funcionar como um ônibus aéreo interestadual. Hoje, muitas rotas regionais se tornaram inviáveis pelo custo das passagens. Queremos oferecer agilidade e preços mais acessíveis”, explicou.
As aeronaves serão novas, a jato, com modelos da Embraer, como o E135 e o E175, operadas por meio de leasing. O foco inicial será atender empresários, executivos e empresas que precisam de deslocamento rápido, além do transporte de encomendas ligadas ao e-commerce, com potencial para contratos com grandes plataformas do setor.
Embora seja uma iniciativa privada, o empresário afirma que pretende dialogar com o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju, destacando o caráter de utilidade pública do projeto. Segundo ele, a expectativa é contribuir para a geração de empregos, aumento da renda e fortalecimento do turismo e da logística estadual.
“O Estado tem avançado, especialmente no turismo, mas ainda há gargalos logísticos. Esse tipo de projeto ajuda a destravar esses entraves e atrair novos investimentos”, afirmou. A agenda com o poder público local deve ser solicitada nos próximos dias, já com o plano de operação detalhado.
Galeb Baufaker Júnior é empresário brasiliense com atuação nos setores de construção civil, compra e venda de empresas e investimentos no Brasil e no exterior, especialmente nos Estados Unidos. No setor público, já ocupou cargos ligados à utilidade pública no Governo do Distrito Federal, foi assessor político e candidato a cargos eletivos.
Ele ganhou projeção nacional no setor aéreo ao ser anunciado, em 2022, como investidor interessado na aquisição da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) e do Ita Bank, empresas do grupo Itapemirim. A operação, no entanto, não foi concluída devido a entraves judiciais e bloqueios de ativos no processo de recuperação judicial do grupo, o que levou à desistência do negócio.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação…
O caminhão itinerante da Energisa iniciou nesta semana as visitas aos municípios sergipanos. O…
Com sessões marcadas para 15h e 18h desta terça-feira, 13, o filme brasileiro O Agente…
Levantamento realizado no Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3 e que registra…
A Iguá Sergipe segue avançando de forma acelerada nas ações do Plano Verão. Para ampliar…
Aracaju está conquistando uma posição de capital estrategicamente preparada para receber empresas de call…