Categorias: Cidades

É de Sergipe diz que hospitais, bancos e transporte público são responsáveis pela contaminação da Covid-19

Compartilhe:

O Movimento É de Sergipe  lançou uma carta aberta à população e a diversos setores públicos, dentre eles o Governo do Estado, e responsabiliza três segmentos pelo aumento de casos de Covid-19: hospitais, bancos e transporte público. A carta, assinada pelo presidente do É de Sergipe, Lincoln Amazonas, faz o seguinte questionamento: “por que punir os comerciantes, os pequenos se a contaminação/proliferação do vírus está acontecendo em grande escala noutros setores?”.  Sem citar os nomes, a entidade, culpa o governador e o prefeito pela proliferação do vírus.

Para a entidade, o hospital é o primeiro vetor  de contaminação “isso é um fato e não se questiona”. Segundo o documento, nos hospitais, “o espaço não ventilado, somado à aglomeração. Atitudes que  pioram a contaminação”. E diz mais: “onde e como vem acontecendo a crescente contaminação da Covid-19 em Sergipe? Hospitais que recebem diariamente pacientes positivos com todos os sintomas, têm aglomeração (sem distanciamento social), compartilha equipamentos (cadeiras). Não tem ventilação aberta adequada, libera o paciente positivo e com sintomas para voltar pra casa”.

Na carta o É de Sergipe afirma que “a maior parte desses pacientes positivos, os funcionários e os usuários e prestadores de serviços dos hospitais públicos usam também o transporte público. Os que estão contaminados distribuem para o resto da sociedade assim que saem do hospital e entram no ônibus, antes mesmo de chegar em casa e fazer a higiene”

Os bancos, segundo o É de Sergipe, têm aglomeração (sem distanciamento social), não têm ventilação aberta e adequada, não têm porta eletrônica, nem desinfecção eficiente e compartilham equipamentos/acessórios com todos. Os usuários dos serviços bancários também fazem uso do transporte público e os contaminados transmitem aos demais ao adentrarem no coletivo”.

Por fim, o transporte coletivo, na visão da entidade, “todo passageiro compartilha corrimão, catracas, cadeiras, todos pegam nos mesmos lugares para se segurarem, tem aglomeração (sem distanciamento social), não usa álcool gel/70º pra entrar. Os que estão contaminados distribuem para o resto da sociedade assim que fazem o uso do transporte coletivo. A realidade é que toda a população usa ou tem contato com alguém que faz uso diário dos hospitais, transporte público, bancos e lotéricas. Ainda a observar, menos de 3% das pequenas e médias empresas têm elevadores”.

Os comerciantes

O É de Sergipe questiona por que, das autoridades, punir os comerciantes “se a contaminação/proliferação do vírus está acontecendo em grande escala noutros setores?” Para o É de Sergipe, “diante dos fatos claramente apresentados e juntado suas comprovações pelos estudos dos setores competentes e divulgações da imprensa, está claramente justificado que a transmissão se faz em grande escala nos lugares de maior aglomerações (sem distanciamento social) e que não atendem aos protocolos de segurança da Secretaria de Saúde do Estado.

Para a entidade, “esses são, comprovadamente setores e serviços da administração pública e agentes bancários, e não nos pequenos e médios negócios. O pequeno negócio está sendo vítima de decretos governamentais por conta dos descontroles da própria administração pública e das gigantes instituições financeiras”

Sem lockdown

O É de Sergipe  faz um alerta  ao Governo que não pode mais admitir fechamentos, restrições (lockdown), “sem  primeiro cumprir o  seu papel sobre essas áreas que estão contaminando a população sergipana. Isso é injusto, é cruel”.

A entidade pergunta por que somente os pequenos são punidos, “se são os grandes e o próprio governador e prefeito os culpados, por falta de ação eficiente, da proliferação do vírus? Quer ser eficiente? Combata a pandemia e não a economia”.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

9 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

9 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

10 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

12 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

16 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás