Categorias: Cidades

Consórcio Metropolitano conclui 1ª etapa da licitação do transporte público da Grande Aracaju

Compartilhe:

 

O Consórcio do Transporte Metropolitano (CTM), formado pelos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão e pelo Governo do Estado, concluiu a primeira etapa da licitação para concessão do serviço de transporte público nos municípios da região metropolitana. A sessão de disputa foi realizada de maneira virtual, pelo Licitanet, na tarde desta sexta-feira, 2, e três empresas apresentaram propostas.

O edital contempla dois lotes e os lances que apresentam o menor valor para a tarifa foram os da empresa Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda, para o Lote 1; e Viação Atalaia Ltda, para o Lote 2. A empresa que se habilitar legalmente para o Lote 1 ficará responsável pelo transporte coletivo nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Já a que se habilitar para o Lote 2, irá operar o serviço em Aracaju e São Cristóvão.

Diretor-executivo do Consórcio e superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles destacou que a primeira etapa do processo de licitação transcorreu de forma tranquila, e que a partir de agora as duas empresas que apresentam as melhores propostas têm um prazo de dois dias úteis para apresentar o plano de trabalho ajustado ao menor lance.

Renato Telles: “A SMTT faz uma análise das propostas”

Em seguida, explica Renato, toda a documentação passará por análise técnica da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) para aferição da exequibilidade. Caso a empresa não apresente a documentação necessária dentro do prazo estabelecido ou esta não atenda aos critérios técnicos, haverá a desclassificada, passando, assim, para a análise da empresa seguinte na classificação.

“A partir dessa apresentação de plano de negócio, a SMTT recepciona, faz uma análise, vê se está de acordo com o que está previsto no edital, e após a devolutiva, a pregoeira oficia as empresas detentoras do menor preço para que apresentem os documentos de habilitação, que novamente serão analisados pela SMTT, pela pregoeira, para aí sim, finalizar o processo com a homologação da licitação”, detalhou.

Renato Telles lembrou ainda que o valor da passagem paga pela população continuará sendo o mesmo para todos os quatro municípios. “O sistema continua integrado e o valor previsto para a população é de R$ 5,00. A diferença do valor da tarifa será custeada pelos quatro municípios através de subsídios. Conforme o edital, após a assinatura do contrato, haverá um prazo de seis meses para essas empresas começarem a operar. É um prazo para que haja a contratação de funcionários, aquisição de veículos, estruturação de garagem, enfim, para que elas comecem a atuar aqui na região”, disse.

Ainda de acordo com o diretor-executivo do Consórcio, a licitação do transporte era um anseio da sociedade, “um clamor da população e um compromisso da gestão que no dia de hoje materializa a sua primeira etapa”. “Isso vai trazer ônibus mais novos, com ar-condicionado, com qualidade, vai trazer a revisão da rede, inclusive com a participação da sociedade, que contribuiu na melhora da rede que foi proposta inicialmente na revisão do edital. Enfim, é a qualidade do transporte público mudando do avesso positivamente”, ressaltou.

Elton Coelho: “A Comunicação nunca deixou de fazer o seu papel, de ser transparente, de forma lúcida, fazendo as melhores gestões”

Conforme destacou o secretário da Comunicação Social da Prefeitura de Aracaju, Elton Coelho, todo o processo tem sido realizado com total transparência. “A Comunicação nunca deixou de fazer o seu papel, de ser transparente, de forma lúcida, fazendo as melhores gestões. Tanto a Secretaria de Comunicação como as diversas pastas envolvidas nesse processo da licitação do transporte público sempre garantiram a lisura de todos os trâmites. E finalizamos com essa licitação para trazer melhorias para o povo de Aracaju, que trará ônibus novos com ar-condicionado, novos pontos de ônibus, novas linhas. E a comunicação vai ter sempre esse papel de estar linkada com a sociedade, porque este é o objetivo da Prefeitura de Aracaju, se comunicar o mais breve possível, com a maior lisura possível com o seu cliente maior que é o povo”, afirmou.

Transparência e melhorias no transporte

 

Karina Calazans: “a gente ganha em competitividade”

A agente de contratação da Prefeitura de Aracaju, Karina Calazans, destaca que o processo transcorreu dentro do previsto e com ampla transparência e participação da população. “Realizamos audiência pública, com a divulgação de todo o estudo para que a sociedade participasse. Por ser um pregão eletrônico, ele tem uma ampla participação. Então a gente ganha em competitividade, porque de onde a empresa estiver ela pode participar. Tivemos essa competitividade, a publicidade farta, a transparência, porque todos da sociedade puderam acompanhar esse edital, com acesso a todos os documentos. O edital foi publicado na íntegra no Portal Nacional de Contratações Públicas, no nosso portal do Aracaju Compras, também no portal da Disputa, então tivemos ampla publicidade, transparência e competitividade”, declarou.

O edital da licitação para a concessão do transporte público da região metropolitana de Aracaju estabelece, entre outros requisitos, idade média da frota de veículos em cinco anos e meio, sinal Wi-Fi e inserção progressiva de ar-condicionado nos ônibus. E para não repassar ao usuários a aumento do custo da tarifa, as quatro prefeituras que formam o consórcio vão destinar um subsídio de R$ 126 milhões, rateado entre cada uma delas de acordo com o quantitativo populacional.

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

10 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

13 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

2 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

3 dias atrás