Zé Valter é autor do projeto de lei Foto: Gilton Rosas
A sessão especial está marcada para às 9 horas do dia 19 de agosto, e será realizada no plenário da Casa Legislativa. “A Maçonaria é constituída por homens livres e de bons costumes, de todas as raças e nacionalidades, e que através de trabalhos e estudos buscam o aperfeiçoamento próprio e da sociedade”, disse Zé Valter.
“A frente de nossos trabalhos está sempre o amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a evolução do conhecimento humano pela filosofia, ciências e artes, e sempre sob a tríade da liberdade, igualdade e fraternidade, para que juntos possamos fazer com que o mundo alcance a paz universal,” destaca o parlamentar.
No Estado de Sergipe, o dia do maçom é data comemorativa, sancionada pela lei número 8.259, de 17 de julho de 2017, de acordo com projeto de lei de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel.
O vereador, Zé Valter, explica que foi na data de 20 de agosto de 1822, que Joaquim Gonçalves Ledo, em Sessão Ordinária, de Grau de Aprendiz Maçom, proferiu um discurso que influenciou a Loja a aprovar proposta e a reconhecer a necessidade de se fazer reconhecida a Independência do Brasil.
“Foi a partir daí que o movimento tomou força, e Gonçalves Ledo passou para a história como um dos mais importantes autores da independência do Brasil, senão o maior. Por isso, instituiu-se 20 de agosto como a data em que se comemora o Dia do Maçom”, explicou o vereador.
O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…
Por Heuller Roosewelt Silva Melo (*) plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…
Por Antônio Carlos Garcia (*) Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…