sábado, 18/11/2017
Início » Colunistas » Daniele Wanzeller » Valores éticos que devemos ensinar aos nossos filhos
Valores eticos

Valores éticos que devemos ensinar aos nossos filhos

Share Button

Olá pessoal!

Tudo bem?

Você lembra da matéria Educação Moral e Cívica e sabe qual era o seu significado? Ela ensinava civilidade e regras básicas para a boa convivência dos cidadãos.

Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.

Ética é uma reflexão sobre a moral.

Ao educar nossos filhos, tarefa árdua, devemos ensinar valores como amor próprio, autocontrole, respeito ao próximo e honestidade.

A aprendizado não acontece de uma hora para outra, devemos persistir sempre.

Alguns valores importantes para ensinarmos aos filhos.

  • Assuma a responsabilidade – não transfira a responsabilidade da educação para outras pessoas, nem mesmo entre pais. Cada um tem seu papel importante. É bom considerar que a formação do caráter de seu filho está profundamente ligada à ética adquirida desde a infância.
  • Você não pode dar o que não tem – você tem que ser exemplo. O ditado popular que diz “faça o que eu falo e não o que eu faço” é totalmente nulo no processo educativo. Bons pais são aqueles que buscam aprimorar-se a cada dia com o objetivo de transmitir bons valores a seus filhos.
  • Imponha limites – impor limites na educação dos filhos terá um efeito muito positivo no seu futuro para que se torne um adulto que saiba controlar impulsos e emoções; que seja criativo e respeite o outro.
  • Honestidade – não há uma definição única para a honestidade. Ensinar esse valor ético leva tempo e depende de suas próprias atitudes, exemplos e conversas.
  • Respeito – respeito com os mais velhos, com os “diferentes”, com os animais, com a vida… Ensinar a criança a respeitar os outros é a regra quando se fala em educação infantil.

 Visite  o blog: www.danitagarela.com.br

Share Button
WWebsites

Leia Também

Converse com os familiares e amigos e evite uma tragédia

De 2011 a 2015, 650 pessoas se suicidaram em Sergipe

De 2011 a 2015, 650 pessoas em Sergipe se suicidaram, segundo dados do Ministério da ...

Deixe uma resposta