quinta-feira, 25/04/2024

Taxa de desemprego em Sergipe é maior que média nacional

Compartilhe:

Sergipe está com a taxa de desemprego de 15%, com 160 mil desocupados – acima da média nacional de 12% (12 milhões de pessoas sem emprego) e ainda entre os cinco estados com maiores taxas: Ceará, Pernambuco, Bahia e Amapá. Os dados são do economista Luís Moura, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese), ao analisar pesquisa divulgada hoje, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Hoje eu recomendo os sergipanos a irem procurar emprego em Santa Catarina”, ironiza Luís Moura, pois o estado catarinense tem a menor taxa de desemprego do país, apenas 6%. A maior taxa é no Amapá, 19%. Moura acredita que a situação em Sergipe vai ficar pior, diante do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) e hibernação dos Laticínios Sabe. Para complicar ainda mais o cenário, “há o discurso do governador Belivaldo de que o Estado está quebrado, o que eu não acredito”.

Na comparação entre o quarto e o terceiro quadrimestres deste ano, os números mostram que houve um pequeno recuo. No terceiro estavam em 17,5% e teve uma redução de 15%, no quarto. “Antes tínhamos 182 mil pessoas desocupadas e encerrou o ano com 160 mil.

O economista admite, no entanto, que essa não é a melhor comparação. O ideal é com os trimestres semelhantes, ou seja, o quarto trimestre de 2018 com 2017. “Tivemos um aumento da taxa no quarto trimestre de 13%, com 143 mil desocupados, e no quarto de 2018, com 160 mil”, reforçou Moura.

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

grupo técnico

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta …

WhatsApp chat