terça-feira, 17/09/2019
Início » Editorias » Negócios » Sergipe ocupa 7º lugar no gasto com Previdência
Rádio FecomercioPowered by Rock Convert
Ana Cristina diz que gastos com inativos freiam os investimentos Foto: Cleverton Ribeiro ASCOM/TCE

Sergipe ocupa 7º lugar no gasto com Previdência

Compartilhe:

Sergipe é sétimo Estado do país que mais gasta com a Previdência, comprometendo o investimento em outras áreas. Enquanto que em 2008, 13,55% da receita corrente líquida era comprometida com o pagamento de inativos, os dados  mais atuais de 2015 ultrapassam mostram que a despesa ultrapassa a 24,99%. E as projeções futuras não são nada animadoras. Esse cenário foi apresentado hoje, 20, pela superintendente executiva da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Ana Cristina Machado, durante palestra do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para debater a crise na Previdência estadual.

Os pontos de impacto das despesas com Previdência nas finanças estaduais, que são os seguintes: diminuição da capacidade de investimento em outros setores; diminuição da capacidade de ampliar gastos com o pessoal ativo; e transferência de recursos de ações finalísticas do Estado para cobertura das despesas com previdência.

Para superintendente, “as projeções futuras não são animadoras, acredita-se que em 2032 esta mesma receita chegue a ser comprometida em 29% com gastos de previdência. As despesas com os ativos estão estacionadas, justamente devido ao grande aumento de inativos”.

Ela defende que as ações sejam tomadas neste momento, pois pensar em previdência é pensar no futuro. “Há outras funções de grande importância que estão com investimentos limitados. O problema está posto e ele é um problema coletivo, que afeta diretamente a população, por isto este espaço aberto hoje é louvável. O Estado tem empreendido ações de difícil aplicação, eu diria até que dolorosas, mas temos que transformar a mentalidade do serviço público. Temos que pensar adiante”,  alertou.

JOB Connect - Coworking e Escritório VirtualPowered by Rock Convert
Compartilhe:

Leia Também

Justiça Federal autoriza licenciamento para construção do Assaí Atacadista; cadastramento para empregos continua

A juíza da 1ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, Telma Maria Santos Machado, autorizou …

WhatsApp chat