domingo, 17/02/2019
Início » Editorias » Cidades » Procon lança Código do Consumidor em braille
Duplichaves
O Código de Defesa do Consumidor está disponível na sede do Procon

Procon lança Código do Consumidor em braille

Publicado em 13 de setembro de 2018, 11:02

Pela primeira vez em Sergipe, as pessoas com deficiência visual terão acesso a uma edição do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em braille. O exemplar está disponível da Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon), cuja sede fica rua Dom José Tomaz, 45, em frente a praça Camerino, em Aracaju.

O lançamento dessa edição em braille faz parte das comemorações dos 28 anos do CDC. Segundo o diretor do Procon, Andrews Mathews, o exemplar em braile vai permitir que mais pessoas conheçam seus direitos e deveres enquanto consumidores e asseguro que o órgão está à disposição de toda a sociedade.

O sistema braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809-1852), que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16. Ele teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai, que trabalhava com couro. Após o incidente, o menino teve uma infecção grave, resultando em cegueira nos dois olhos.

Share Button
WWebsites

Leia Também

Confiança vence o Altos e segue firme no Nordestão

O Confiança, ao vencer o Altos/PI, neste sábado, 16, por 1×0, deu um salto importante, …